Nesta postagem vamos explorar todos os benefícios do óleo essencial de lavanda e seus principais uso na massoterapia. Vamos lá?
Sem dúvida o óleo essencial de lavanda é o mais versátil de todos. Nunca eu deixo ele fatal aqui na clínica e se ele acabar considero nem atender.
Além dos benefícios do óleo essencial de lavanda, vou falar sobre suas propriedades e também sobre como usar o esta substância.
Mas por qual motivo ele é considerado o amis versátil? A resposta é simples e está na quantidade de sintomas e patologias que ele é capaz de atenuar e tratar.
O óleo essencial de lavanda pode atuar de forma positiva em mais de 70 problemas de saúde.
De onde vem o óleo essencial de Lavanda?
O óleo essencial de Lavanda vem de plantas da família Lamiaceae (Labiatae) e do Gênero Lavandula, com cerca de 47 espécies conhecidas.
Também é conhecido como alfazema, em portugal. Por isso aqui no Brasil não é raro encontrar as duas denominações.
Atualmente a melhor a Lavanda produzida na França é considerada a melhor do mundo e era popularmente utilizada na Roma antiga em banhos e se espalhou pela Europa com o uso em perfumaria e cosmética.
Embora seja bastante difundida pelo mundo, sua origem são as regiões de clima mediterrâneo. Atualmente podem ser encontrados grandes cultivos na Inglaterra, França, Austrália, Bulgária, Caxemira, Marrocos, entre outros.
Principais origens e espécies de Lavanda
Lavanda Francesas |
Lavandula Angustifolia Mill Lavandula officinalis Chaix |
Lavanda da Bulgária | |
Lavanda Kashmir |
Este incrível óleo essencial é obtido das flores da lavanda com o método de extração a vapor.
Características do óleo essencial de Lavanda (Aromacológica)
Com aroma floral, adocicado e delicado. Refrescante com intensidade média a alta. Possuindo nota intermediária.
Conhecido com o óleo essencial da gentileza, carrega em si a grandeza das localidades onde as plantas se desenvolvem. Seja nos campos franceses ou nas encostas do himalaia.
Efeitos emocionais do Óleo essencial da Lavanda
Apazigua taquicardia e palpitação, favorece o relaxamento sendo bastante útil em situações de estresse e tensão.
Retira o o peso emocional de ambientes que estejam carregados de emoções depressoras.
Promove o relaxamento com alegria e positividade.
Uso dermatológico
Alivia reações alérgicas, queimaduras e assaduras. Sendo usado de forma coadjuvantes na pele em caso de eczemas, acne, manchas e cicatrizes, picadas de insetos, micoses e frieiras, alergias, escaras, insolação, etc.
Estimula a renovação das células da pele acelerando a formação de pele nova e saudável.
Benefícios do óleo essencial de Lavanda
Atuação no sistema nervoso
É excelente para dores de cabeça tensionais, insônia, variação de humor e tensão nervosa causada pelo estresse.
Promove o equilíbrio e é ótimo para se utilizado em combinação com meditação e descanso. Portanto é um óleo universal para uso durante a massoterapia e outros tipos de terapias como a Aromaterapia.
Atenção: Se for utilizado em grandes quantidades pode promover o estado de alerta e vigília.
Ótimo para pessoas com sentimento de perda, pânico ou frustração por ser reconfortante e aliviar a tensão nervosa ocasionada por situações difíceis e irritabilidade intensa.
Aqui na clínica funciona muito bem para términos e dificuldade de relacionamento, demissões, perdas por morte, etc. Ou seja, situações novas com as quais o indivíduo tem dificuldade de assimilar.
Atuação no sistema circulatório e esquelético
Diminui a taquicardia, dores musculares e reumatismo. Ou seja, atua fortemente no âmbito emocional mas também ajuda na esfera física e orgânica do corpo sendo um ótimo anti-inflamatório.
Sistema respiratório
Atua como antiespasmódico promovendo uma respiração mais suave e descongestionada.
Por todos estes benefícios, o óleo essencial de lavanda é um ótimo ingrediente principal ou coadjuvante para cremes, pomadas e sinergias terapêuticas para massagem .
Como usar o óleo essencial de lavanda
Todos podem usar o óleo essencial de lavanda, seja no trabalho ou em casa. Veja a seguir uma lista variada de modos de empregar este composto maravilhoso.
Aplicação na massoterapia
FRICÇÃO LOCAL: Dilua de 3 até 5 gotas de óleo essencial de lavanda em 1 colher de sopa de óleo vegetal (especialmente o de óleo gergelim) e friccione a área afetada gentilmente até espalhar uniformemente na região. O óleo de gergelim vai fixar bem o óleo essencial na sua pele.
Já outros óleos, como o de semente de uva, vão liberar mais o aroma do óleo essencial de lavanda.
MASSAGEM: Adicione de 50 a 70 gotas de óleo essencial de lavanda em 120ml de óleo vegetal e utilize-o na massagem.
COMPRESSA COM ÁGUA OU ARGILA: Pingue de 5 até 10 gotas de óleo essencial em 1 colher de sopa de óleo vegetal e dissolva na água fria ou quente. Use uma toalha para fazer a compressa.
Na argila, pingue 3 gotas de óleo essencial de lavanda para 1 colher de sopa de argila, adicione água ou água floral até formar uma pasta consistente. Use quantas colheres de sopa de argila forem necessárias. Em seguida, forme uma pasta que cubra toda a área a receber a compressa.
FRICÇÃO PLANTAR: Pingue 3 gotas de óleo essencial diretamente na planta de cada pé e friccione. Use diretamente pé com pé, não utilize as mãos. Em seguida cubra os pés com uma meia confortável e descanse.
Outros usos do óleo essencial de hortelã primenta
VAPORIZAÇÃO: Pingue de 8 a 15 gotas de óleo essencial de lavanda em um recipiente com água quente, cubra a cabeça com uma toalha ou cobertor e inspire profundamente até a água esfriar.
- No lenço, pingue 3 gotas de óleo essencial de lavanda;
- Uso no inalador próprio para uso de óleo essencial de lavanda, pingue 5 gotas;
- No pulso, pingue 2 gotas de óleo essencial e friccione com o pulso da outra mão.
DIFUSOR PESSOAL: Pingue 3 gotas de óleo essencial de lavanda no algodão, em seguida acomode-o no orifício do colar. Adicione mais gotas toda vez que o aroma acabar. Esta é uma dica excelente para quem faz uso de aromatizadores de pescoço, pois além de prático é muito eficaz.
AROMATIZAÇÃO AMBIENTAL: Use mais ou menos 12 gotas de óleo essencial de lavanda na água do difusor ambiental. Adicione mais ou menos gotas de acordo com a intensidade do aroma.
SPRAY: Adicione 40 gotas de óleo essencial de lavanda em uma solução de 60ml de álcool de cereais e 40ml de água deionizada. Use com um frasco spray, entretanto deve-se tomar cuidado com regiões mais sensíveis como os olhos, por exemplo.
PERFUME: Use algumas gotas de óleo essencial como perfume natural. Nunca use óleos essenciais cítricos diretamente na pele e exponha-se ao sol.
Óleo essencial de hortelã pimenta na massagem
O óleo essencial de lavanda ideal para pacificar o dosha pitta justamente por ser calmante e ajudar no equilíbrio das emoções. Assim como ajuda a desagravar o dosha vata em desequilíbrio uma vez que promove o relaxamento e melhora o sono e sintomas de ansiedade.
Há quem diga que também é bom para emoções ligadas ao apego e rancor que são comuns ao dosha kapha.
Portanto o óleo essencial de lavanda é uma escolha universal e que não vai desagradar a ninguém.
Combinações
Combina muito bem com óleo essencial de lavanda para quadros de ansiedade, estresse e dor de cabeça. Assim como combina muito bem com o óleo essencial de alecrim para estresse, renovar energia e atenção no estudo e trabalho.
Em minha prática de massoterapia é muito comum os pacientes apresentarem uma congestão nasal em decúbito ventral (deitado de barriga para o solo). Especialmente quando os movimentos ascendentes forçam os humores em direção à cabeça.
Uma das técnicas de massoterapia que usa óleos vegetais medicados com óleos essenciais é a Abhyanga, excelente oportunidade para usar o óleo essencial de Hortelã Pimenta.
Então, para solucionar isso, sempre aplico uma mistura preparada de hortelã pimenta, lavanda e óleo vegetal na região do filtro labial para inalação.