Sen Pingkhala é o terceiro dos dez Sen do Sen Sib, consistindo de uma linha principal e quatro linhas secundárias. O Sen Pingkhala espelha o Sen Ittha, que segue linhas idênticas no lado esquerdo do corpo.

Associado ao elemento Fogo, o Sen Pingkhala está normalmente relacionado ao tratamento ou alívio de dores de cabeça, sinusite, dores nas costas e pescoço, além de dores no nervo ciático. Os órgãos associados incluem o nariz, vesícula biliar, fígado, rins e o sistema urinário.
Detalhes do Sen Pingkhala
- Outros nomes: Pingla, Pingkla, Pingkala, Pingala
- Foco: Sistema respiratório (das 6h às 18h)
- Origem no corpo: Um polegar à direita do umbigo
- Porta de saída do corpo (Body Gate): Narina direita
Indicações terapêuticas: Sen Pingkhala
Enxaquecas, dores de cabeça, estresse, insônia, asma, rigidez no pescoço, dor na escápula, hipertensão, sensação estranha no nariz, problemas de sinusite, resfriados, tosse, dor abdominal, pernas inquietas, distúrbios urinários, dor nas costas, dor nos joelhos, calafrios e febres, doenças do fígado e da vesícula biliar.
Tratamentos com Massagem Tailandesa: Sen Pingkhala
- Aplicação terapêutica:
- Linhas 1 e 3 no lado externo da perna direita
- Linha 1 no lado direito das costas
- Linha interna do braço superior direito
Cadeias Miofasciais
- Linha superficial frontal direita no abdômen e tórax
- Linha superficial direita na região da coluna
Cadeia Anatômica
Na terapia com massagem tailandesa, o terapeuta limpa os bloqueios ao longo das linhas Sen, permitindo que o Lom Pran (energia vital) circule livremente e com energia por todo o corpo.
Linha Principal
A linha principal começa um polegar à direita do umbigo, desce diagonalmente através do lado direito do osso púbico, e continua descendo ao longo da terceira linha interna da coxa até o joelho. Em seguida, cruza ao redor do joelho e sobe pela terceira linha externa da coxa até o ponto três nos glúteos direitos. A linha segue para o sacro, e depois sobe pela primeira linha das costas, próxima à coluna vertebral. Continua subindo pelo pescoço, segue pelo lado direito da linha central do crânio até a testa, e desce pelo rosto até o canto interno da sobrancelha direita.
Linhas Secundárias: Sen Pingkhala
- Linha Secundária 1: Começa um polegar à direita do umbigo e sobe em linha reta até a lateral da narina direita.
- Linha Secundária 2: Começa um polegar à direita da linha central do mamilo e segue até o dedinho da mão direita.
- Linha Secundária 3: Começa na linha 1 do lado direito das costas, ao lado da vértebra C7, vai até a axila e acompanha a Linha Secundária 2 até o dedinho da mão direita.
- Linha Secundária 4: Começa no topo da linha externa 3 do músculo da panturrilha direita, desce por essa linha, contorna o tornozelo direito e segue pela borda do pé direito até o dedinho do pé.



