yoga massagem ayurvedica

Yoga Massagem Ayurvédica (YMA)

O tema de hoje é a Yoga Massagem Ayurvédica, que une o Yoga, uma das filosofias mais antigas dá humanidade, a Ayurveda, tida como a teoria da medicina mais antiga criada pelo homem.

Vamos primeiro entender sobre o que e quem estamos falando. Para depois compreender esta massoterapia.

Ayurveda

A Ayurveda ou Aiurveda é um termo em sânscrito que une Ayur (vida) + Veda (ciência), de forma que por ai já podemos entender o seu propósito. Criada a aproximadamente 7 mil anos a Ayurveda é um ramo da medicina tradicional indiana.

Iniciada como tradição oral os conceitos da Ayurveda existem desde os tempos da civilização do vale Hindu e os primeiros registros de textos médicos escritos evoluíram dos Vedas, que são os textos religiosos sagrados indianos.

Existem várias lendas sobre a sua origem, algumas das quais falando sobre como pessoas receberam os ensinamentos da técnica diretamente de Brahma, o Deus superior das religiões indianas.

A Ayurveda é um dos poucos sistemas de medicina ancestral que ainda são aplicados em tempos atuais.

Agenda aberta de Massoterapia Ayurvédica em Recife

Yoga

No início do texto falamos sobre como a Yoga é uma filosofia. Talvez você esteja se perguntando que história é essa de Yoga como filosofia se o que eu vejo da Yoga são pessoas fazendo posturas com o corpo?

Muito bem, pois fique sabendo que a Yoga é muito mais do que apenas posturas (asanas) corporais.

A Yoga é apenas uma das 6 escolas de filosofia ortodoxas do hinduísmo da Índia antiga e suas práticas e disciplinas tem o propósito de atuar no corpo na mente e no espírito (As outras escolas são Sankhya, Nyaya, Vaisheshika, Mimamsa e Vedanta).

A prática da Yoga tem origem antes da criação dos Vedas, de forma que é quase tão antiga quanto a Ayurveda.

Na era moderna gurus indianos de Yoga introduziram a prática no ocidente e agora temos como uso comum uma versão simplificada da prática original.

Gosta de artigos de história?, então veja este artigo sobre a História da Massoterapia

Kusum Modak

Agora que falamos sobre a base vamos falar sobre a pessoa que teve a genialidade e a sutileza de mesclar ambas as práticas e formar uma nova e poderosa técnica.

yoga massagem ayurvedica

No dia 28 de abril de 1938 na cidade de Pune na Índia, nascia Kusum Modak.

De família bramane (a mais alta casta do sistema de castas da Índia) a caçula de três filhos e uma criança frágil Kusum sofreu toda sua infância e juventude com problemas de coluna e respiratórios.

Embora de família bramane Kusum que já era diferente desde pequena acabou seguindo um caminho diferente do que se espera tradicionalmente na sociedade indiana. Optou por não casar-se e dedicar-se inteiramente ao seu trabalho.

Foi só em sua vida adulta, depois dos 40 anos, que teve dois encontros que mudariam sua vida. Lembre-se que nunca é tarde para mudarmos completamente nossa vida.

O primeiro desses encontros foi com o iogue Sri Iyengar. Sob a supervisão de Iyengar Kusum percorreu uma longa, diária e disciplinada jornada no Yoga que duraria 20 anos.

Os resultados não poderiam ser diferentes de excelente diante de tanta disciplina.

A massoterapeuta

Dessa forma Kusum teve a capacidade de observar tanto em seu corpo como nas aulas médicas do Iyengar Institude (onde participou como assistente) resultados surpreendentes que serviram de inspiração para que ela criasse as manobras de seu método terapêutico.

O segundo encontro foi com o mestre Limaye, um homem simples e profundo conhecedor da massagem tradicional indiana. A sutileza e a sabedoria de Limaye foram um despertar para a força de cura de Kusum levando-a para os caminhos da terapia corporal.

yoga massagem ayurvedica

Foi partindo dessas experiências que Kusum decidiu criar a sua própria técnica, não como uma decisão de forma deliberada, mas como um fluir da reunião de ambos os conhecimentos em uma única pessoa.

Ao herdar de seus mestres uma forma simples e objetiva de se expressar Kusum foi capaz de combinar as influências e desenvolver um trabalho único na Yoga Massagem Ayurvédica, reunindo simplicidade e refinamento.

Hoje Kusum continua atendendo e ensinando homens e mulheres por toda a Índia e por todo o mundo, espalhando a semente de cura aos 4 ventos numa trajetória que já tem 40 anos.

Durante todos esses anos ela ensinou milhares de pessoas e continua extremamente exigente com o aperfeiçoamento de seu método, sempre pensando em formas de tornar o aprendizado e aplicação mais simples, eficazes e refinados.

O que é a Yoga Massagem Ayurvédica?

Muito bem, agora que já sabemos tudo que precisávamos saber para finalmente extrair o melhor dos ensinamentos vamos ao mais importante. O que é a Yoga Massagem Ayurvédica (YMA)?

A Yoga Massagem Ayurvédica é uma técnica que une os elementos de massagem profunda do corpo, a alongamentos assistidos que tem como base a Yoga e aos conceitos chaves da Ayurveda que ditam de que forma o corpo, mente e espírito devem estar em equilíbrio.

Somando-se a isso há um trabalho integrado entre os movimentos e a respiração, já que a respiração é o principal fundamento de ambas as linhas filosóficas. O objetivo é abrir o corpo para uma experiência de rejuvenescimento total. Bem-estar além de qualquer limite!

Como a Yoga Massagem Ayurvédica é aplicada?

Como em qualquer outra forma de medicina a primeira parte do processo da técnica é o reconhecimento entre paciente e terapeuta. O terapeuta precisa deixar claro os objetivos e a metodologia de forma a deixar o paciente à vontade.

yoga massagem ayurvedica kusum modak (1)

E o paciente por sua vez precisa ser aberto em relação às próprias expectativas e questões para que o terapeuta possa encontrar a melhor forma de tratá-lo.

Tratamentos de Yoga são feitos em um colchão apropriado que é colocado no chão, de forma a permitir que o terapeuta use tanto as mãos quantos os pés para aplicar sua técnica de forma mais eficaz possível.

Uma pequena quantidade de óleo é misturada a um pó esfoliante à base de ervas que tem propriedades medicinais que respeitam os princípios da Ayurveda.

Essa união do pó e do óleo tem como objetivo estimular a pele a retirar toxinas do corpo graças à melhoria da circulação.

Uma sessão de Yoga Massagem Ayurvédica dura o período variável de 50 a 90 minutos. Tempo esse que varia de acordo com as necessidades do paciente.

Quais são os benefícios da Yoga Massagem Ayurvédica?

Como as bases de criação dessa técnica são profundas os benefícios são amplos e variados. Veja a seguir a lista de benefícios físicos:

  • Melhora da coordenação muscular
  • Estimula a cinestesia (noção espacial/capacidade de equilíbrio)
  • Melhora da circulação de todos os fluídos corporais
  • Redução de tensão muscular
  • Aumenta a flexibilidade e amplitude de movimentos
  • Realinha a estrutura anatômica da coluna
  • Aumenta o fluxo de energia do corpo de forma generalizada

Para além dos benefícios físicos tanto a Yoga quanto a Ayurveda trabalham com a premissa de que é preciso haver a união de benefícios em todas as esferas do corpo humano, esferas essas que vão além do físico.

Quando os benefícios são apenas físicos não estamos falando de Yoga ou Ayurveda. Assim chegamos em uma cura ou um meio para proporcionar alívio, promovendo a recuperação de doenças e sintomas, tais como:

  • Redução de stress (mental e físico)
  • Melhoria de problemas respiratórios (asma ou problemas relacionados)
  • Atenuação de dores musculares e articulares relacionadas com a rigidez proporcionada por doenças (tais quais tendinite e artrite)
  • Menos ansiedade
  • Amenização de sintomas da depressão
  • Aumento de energia e redução de letargia
  • Redução de problemas relacionados à falta de sono (insônia)
  • Redução da intensidade e recorrência de enxaquecas e dores de cabeça
  • Melhorias relacionadas à constipação e problemas relacionados ao trato intestinal
  • Redução de problemas circulatórios relacionados à falta de exercício
  • Melhoria de má postura e todo tipo de dores nas costas, lombar, cervical, ombros
  • Atenuação de condições como escoliose, hérnia de disco, desequilíbrio na cintura pélvica, rigidez na cintura escapular, etc
  • Redução de dores nos membros ocasionadas por esforço repetitivo tais como rigidez matinal, dor nos joelhos, artrite reumatoide, desequilíbrio nas articulações do quadril, deformidade de joanete

Como podemos ver os benefícios da Yoga Massagem Ayurvédica são incríveis e variados!

A Yoga Massagem Ayurvédica é para mim?

Essa técnica é indicada para pessoas nos seguintes casos:

  • Rigidez
  • Dores articulares e musculares
  • Recuperação desportiva
  • Distúrbios digestivos
  • Distúrbios de sono
  • Stress, ansiedade e depressão
  • Excesso de dores de cabeça
  • Curiosos

É contra indicada nos seguintes casos:

  • Estado febril
  • Lesões teciduais (bolhas, queimaduras, ferimentos)
  • Pós cirúrgicos imediatos
  • Fraturas
  • Descalcificação grave (osteoporose severa)
  • Trombose
  • Câncer
  • Gestantes

Na Sunyata Massoterapia em Recife

Aqui na Clínica usamos a Yoga Massagem Ayurvédica em associação com Aromaterapia. Lembrando que também estamos oferecendo Massagem com Pedras Quentes. Para agendar sua seção de massoterapia em Recife, basta acessar os links abaixo.

Conclusão

E então, o que você achou? Que tal se aprofundar nessa técnica tão sagrada que une metodologias tão antigas e renomadas?

Juntando o melhor de dois mundos na Yoga Massagem Ayurvédica!

Boa sorte com sua busca e até a próxima.

5/5 - (11 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima