Massagem tailandesa em Recife ou Thai massagem (Nuad Thai)

Agora a Sunyata tem formação nesta técnica. Então se você busca massagem tailandesa em Recife, saiba que ofereço esta terapia. Recentemente finalizei o curso de Nuad Thai Massagem pela ITM Scholl da Tailândia, com os professores Diego Carlos Marquete e Kate Settakhorn. Mestres com vasta experiência em massoterapia e medicina tradicional Tailandesa.

massagem tailandesa em recife

O que você precisa saber sobre Massagem Tailandesa em Recife

Neste artigo vou falar das principais características, história, benefícios, indicações e contraindicações da técnica. Vem comigo para aprender mais sobre esta massagem ancestral e com ela ode te ajudar a ter uma vida melhor.

Durante uma sessão de massagem tailandesa o paciente participa participa dos movimentos de alongamento. Muitos pensam que esta massoterapia não é relaxante por conta disso, no entanto é o contrário. Pois o alongamento ajuda a relaxar as tensões, especialmente quanto há entrega e confiança no movimento.

É muito comum os pacientes da clínica preferirem seções com alongamento após as primeira seções, pois há uma percepção imediata dos efeitos benéficos no corpo.

Como é a massagem tailandesa?

Entre as principais características podemos destacar as seguintes:

  • Anamnese prévia é indispensável;
  • Rica em alongamentos e trações;
  • Rica em pressão palmar (pressão com a palma) e acupressão (pressão com os dedos);
  • Movimentos lentos e ritmados;
  • Trabalha com pontos de reflexologia nos pés, mãos abdômen e cabeça;
  • Sem uso de óleo;
  • Feita com roupa;
  • Pode ser feita sentada, deitada de lado, de bruços ou de costas;
  • A duração varia entre 45 minutos a 1 hora e 30 minutos.

Benefícios da Massagem Tailandesa em Recife

A massagem tailandesa alivia dores, alongando e massageando grupos musculares diversos. Com isso o paciente tem uma sensação de relaxamento pela desativação de pontos gatilho.

Ao final da seção é comum os pacientes relatarem sonolência, leveza e aumento da autoestima e alegria.

Melhoria da mobilidade, que é a capacidade de realizar movimentos livremente dentro da amplitude de cada articulação.

Quem se encontra na faixa de pessoas dentárias (prática de atividade física menos de 3 vezes por semana), a thai massagem estimula e prepara o corpo para se tornar mais ativo.

massagem tailandesa em recife

Previne a formação de contraturas e fibroses musculares assim como melhora a circulação.

Para praticantes de atividades esportivas a massagem tailandesa proporciona melhora no desempenho esportivo e resistência à lesões músculo-tendineas. Ou seja, uma prática regular de massoterapia tailandesa vai proteger o atleta profissional ou amador de danos no corpo.

alongamento da thai massagem

Segundo a medicina tradicional tailandesa existem mais de 72000 linhas de energia no corpo e na massagem tailandesa estas linhas são estimuladas pelo toque. Seja com a pressão digital ou palmar. Assim como pode-se usar cotovelos, antebraço, pés e até joelho para realizar manobras.

Ou seja, a massagem tailandesa é uma ferramenta terapêutica excelente para todas as pessoas. Porém ainda existem algumas contraindicações que colocamos aqui.

Experimente uma ou mais seções de massagem tailandesa, agende aqui

Fisiologia do alongamento na massagem tailandesa

Sem dúvida o alongamento é o principal componente da massagem tailandesa, pois ao ser executado tanto melhora nossos movimentos como estimula a produção de neurotransmissores relacionados ao bem estar. Assim como ajuda a manter a saúde dos ossos e articulações.

medicina tailandesa

Cada alongamento na massagem tailandesa leva de 6 a 60 segundos, podendo haver 1 a 3 repetições. Podendo variar de acordo com a necessidade e capacidade de cada indivíduo.

Estudos indicam que 15 segundo é o tempo médio ideal para ativação dos tecidos e aumento da flexibilidade.

Os alongamentos são indicados para tecidos encurtados, limitações de movimento por inatividade, fraqueza ou deformidade dos tecidos.

Por outro lado são contra indicados para grupos musculares lesionados, ossos recém fraturados, crise dolorosa ou infamatória.

Contraindicações da massagem tailandesa

A thai massagem é contraindicada para pessoas com febre, câncer, gravidez até o terceiro mês, lesões no corpo, fraturas e osteoporose aguda. No entanto é possível adaptar e selecionar manobras para cada caso, tomando-se as precauções devidas.

Influências na massagem Tailandesa

A medicina tradicional tailandesa possui muitas ramificações. Entre estas estão as massagens ou terapias manuais. A massagem tailandesa ou Nuad Thai é uma das práticas manuais mais difundidas. Esta técnica consiste em um conjunto de manobras, alongamentos e trações aplicadas com roupa e sem óleo.

Nuad Bo rarn é o nome original da técnica. Onde Nuad significa massagem e Bor rarn, antiga ou sagrada.

E aqui temos a primeira “vantagem” desta terapia. Pois ela se apresenta como alternativa interessante para se aplicar em pessoas que não desejam se despir ou não queiram usar óleo na pele.

Vale lembrar que a Thai massagem para os tailandeses não é apenas um conjunto de manobras e técnicas de manipulação. Para eles, a massoterapia ancestral é apresentada como uma grata oportunidade de evolução através do cuidado do próximo e da reflexão. Por este motivo, podemos dizer que a Nuad Boran (nome ancestral da massagem) é encarada como uma filosofia de vida entre os praticantes.

Formação da medicina tailandesa

A medicina Tailandesa sofreu influências da Índia com a ayurveda e da Medicina Tradicional Chinesa graças ao intercâmbio comercial, religioso e migratório que a região recebeu ao longo de sua formação. De acordo com as correntes historiográficas mais aceitas, foi o soberano indiano chamado Asoka que enviou missionários budistas para região da Tailândia, no século 3a.C. Com estes missionários também foram os conhecimentos da medicina ayurvédica e yoga.

Alguns movimentos da massagem tailandesa se parecem bastante com os da YMA (Yoga Massagem Ayurvédica), o que nos leva a crer que existe uma influência real entre as tradições.

A influência chinesa começa com a migração de povos que abitavam a região sul do Rio Yangtze, região atualmente conhecida como Yunnan e eram conhecidos com o nome de povos Yuan. Presume-se que esta migração começou já no século VI a.C. para esta localidade.

Esta mistura de influências e relações seculares forma o core do sistema médico tailandês. No entanto, ao longo de centenas de anos ela se desenvolveu e ganhou uma série de inovações próprias do povo e da cultura tailandesas e hoje é considerada um dos sistemas terapêuticos mais respeitados no oriente.

História da Nuad Thai massagem

Acredita-se que a massagem tailandesa começou a ser formada há 2500 anos aproximadamente. E foi atribuída ao médico Ayurveda e yogue Jivaka (Jivaka Komarabhaccha), que criou e propagou os ensinamentos sobre a técnica que mistura massagem e movimentos de yoga.

Imagem de Jivaka ou Shivago

Jivaka foi abandonado pela mãe e adotado pelo príncipe Abhaya e o seu nome significa literalmente aquele que foi levado pelo príncipe. Passou a residir no castelo e iniciou os estudos em medicina ayurveda quando adulto. Nesta época a medicina indiana era a mais avançada do mundo, com técnicas cirúrgicas, estudos de anatomia, herbologia, alquimia, entre outras.

“Segundo os escritos, o professor de Jivaka ordenou que ele andasse pelas colinas com uma pá. E sua tarefa seriacoletar alguma planta que não tivesse propriedade medicinais. Jivaka caminhou por dias e voltou de mãos vazias. Ao ser questionado sobre o fato, ele arguiu dizendo que não existiam plantas sem propriedade medicinais na região. Então o mestre lhe dirigiu a palavra afirmando que ele estava pronto e que não havia mais nada a ensinar.”

Jivaka também ganhou o status de médico mais famoso da Índia ao se tornar médico do Rei Bimbisara e do Próprio Buda, Sidartha Gautama e seus monges.

A influência do Budismo na Thai massagem

A thai massagem é uma meditação em movimento que como objetivo tornar as pessoas mais serenas, calmas e bondosas. Estas qualidades surgem das quatro mentes de Buda e florescem tanto no paciente como no terapeuta durante a prática. São estas mentes ou virtudes para se alcançar a iluminação:

Amor (Maitri ou metta): Que também pode ser traduzida como bondade. Ela significa a intenção de proporcionar alegria e felicidade.

Compaixão (Karuna): É o segundo aspecto e se traduz como a forma de transformar sofrimento e abrandar as tristezas.

Alegria (Muditta): A alegria está ligada à mente. Sendo um estado mental de plenitude e contentamento.

Equanimidade (Upeksha): Significa desapego, não-discriminação e a capacidade de olhar de forma igualitária a tudo e a todos.,

Massagem Tailandesa em Recife

Curtiu esta postagem? Então mande para quem possa se beneficiar com a prática.

Agende uma seção no link abaixo ou tire suas dúvidas pelo Whatsapp.

Conheça também a massagem Geotermal ou massagem com predas quentes

5/5 - (10 votes)

3 comentários em “Massagem tailandesa em Recife ou Thai massagem (Nuad Thai)”

  1. Tive o prazer de conhecer a Thai massage e digo com toda leveza do mundo que é maravilhosa, alongamentos e compreções que relaxam e e respeitando seu limite. Eu sai leve só faltava voar!

  2. Extremamente relaxante, mesmo usando roupa e não sentindo a temperatura e textura dos cremes e óleos. Uma experiência indescritível! É de uma entrega involuntária do corpo, entrega que te desliga das atividades externas e do barulho interior. Recomendo e aprovo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima