massagem com pedras quentes

Massagem com pedras quentes – geotermal

Olá a todos, aqui vamos nós outra vez com mais uma incrível técnica curativa que usamos aqui na Sunyata Massoterapia em Recife, a massagem com pedras quentes.

Trata-se de uma técnica milenar e multiétnica que vai te proporcionar bem-estar físico, mental, emocional e espiritual de uma forma um pouco inusitada, porque vamos usar um utensílio que pode parecer comum mas que guarda os seus segredos: pedras!

Massagem com pedras, como assim?

A massagem de pedras quentes, também conhecida como geotermal, é um tipo de massagem terapêutica usada para ajudar a relaxar músculos tensos por todo nosso corpo assim como outros tipos de massagem, mas com o diferencial de que com o uso das pedras você vai sentir o seu corpo muitas vezes mais relaxado!

Você deve estar se perguntando porque e nós respondemos da seguinte forma: quem nunca tomou um banho quente e se sentiu extremamente relaxado após o mesmo?

Acontece que a alta temperatura das pedras não pode ser replicada apenas com as mãos, de forma que o uso das pedras faz com que seu corpo experiencie altas temperaturas que o ajudam a relaxar com mais facilidade.

E não apenas isso, outro resultado é que ao realizar uma sessão de massagem de pedras você vai acelerar a troca de sangue, linfa, e fluidos digestivos.

Durante uma massagem de pedras quentes, pedras quentes (ou às vezes frias) e lisas de basalto são colocados sobre algumas partes chaves do seu corpo que proporcionam um relaxamento maior.

Agende sua seção de massagem com pedras quentes usando os links abaixo:

  • Ao longo da espinha
  • No seu estômago
  • No seu peito
  • Na sua face
  • Nas palmas das mãos
  • Nos seus pés

Com a terapia das pedras quentes, seu sistema circulatório será ativado mais intensamente, levando maior quantidade de nutrientes as células por um período de até 72 horas após a massagem.

Ou seja, um terapeuta que aplica a técnica com conhecimento e habilidade certamente promove cura para seus clientes de uma maneira integral.

Que pedras são essas?

As pedras, ou rochas, são pedras de basalto, um tipo de rocha que se forma após o rápido resfriamento do magma que chega à superfície por meio de erupções vulcânicas.

Essas pedras que são encontradas próximas a superfície de rios e também compondo o assoalho oceânico, tem em sua composição muito ferro e também magnetita, um forte material magnético que explica o grande poder desse mineral.

Veja abaixo um vídeo que mostra como as pedras são ‘feitas’.

Por ser uma rocha extremamente magnetizada subentende-se que a energia magnética atua no corpo do paciente, fazendo com que a energia da pedra passe para a pessoa.

Outra propriedade dessas pedras é que devido à sua formação advinda de erupções vulcânicas as mesmas retém temperatura com muita facilidade.

Um terapeuta deve procurar rochas que são oriundas diretamente da natureza, priorizando atuar com essas ao invés de usar pedras que de alguma forma já foram manipuladas para venda porque essas tem os efeitos terapêuticos reduzidos.

O toque dessas pedras com o corpo é automaticamente relaxante, não só por causa da diferença de temperatura mas também porque elas são extremamente lisas, causando um relaxamento imediato.

Outro detalhe muito importante é que estas rochas são grandes, podendo ter até 3kg. Este peso por si só já fornece uma pressão relaxante.

Como a massagem com pedras é aplicada?

Antes de mais nada, como em qualquer outra boa terapia, o terapeuta deve estar ciente das condições do seu paciente.

Apesar de ser uma massagem não-invasiva há algumas contraindicações (sobre as quais vamos falar um pouco mais adiante), portanto é importante que o paciente informe corretamente suas questões pessoais ao terapeuta para que ambos possam levar a massagem ao seu limite.

Também existe um protocolo de segurança para se evitar acidentes tanto de queimaduras como de contusões.

Após o reconhecimento inicial e anamnese, o paciente se deita relaxadamente e espera a atuação do terapeuta que vai fazer os seguintes processos:

Colocar 5 ou 6 pedras de basalto lisas dentro de uma panela de cozimento lento com água.

Ferver a água com pedras e depois deixar em repouso até que a temperatura das mesmas esteja entre 45 e 50 graus Celsius.

A água do aquecimento das pedras podem se infusionadas com chás, ervas frescas e sais, como o Sal de Epson, por exemplo.

Na seção também utilizamos óleos essenciais segundo aplicações terapêuticas da aromaterapia, assim como óleos vegetais carreadores apropriados,

Pousar uma pedra na mão de forma a verificar a temperatura e ter certeza que a mesma está na temperatura adequada para entrar em contato com a pele do paciente.

Massagem com pedras quentes

Inicialmente é feita uma oleação nas regiões a serem massageadas para facilitar o deslizamento das rochas.

As manobras são iniciadas com fricções, pressões e precauções no corpo do paciente.

Seguida pelo momento em que o terapeuta coloca as pedras nos pontos-chave do corpo durante o período que achar necessário.

Ao final ele realiza uma massagem leve com as pedras sobre os locais aonde foram colocadas ou também em outras partes do corpo que achar necessárias.

Uma vez que esse processo tenha sido finalizado é permitido ao paciente que fique em estado de relaxamento, uma vez que o relaxamento proporcionado pela terapia é imenso.

Veja um artigo sobre como meditar na massoterapia, certamente você vai adorar.

Quais são os benefícios da técnica?

Assim como toda e qualquer terapia a massagem com pedras quentes traz um amplo espectro de benefícios sejam eles diretamente físicos mas também benefícios mentais, emocionais e em especial espirituais. Alguns desses benefícios são:

1. Ajuda a aliviar tensões e dores musculares

O calor é naturalmente um alivia dor de tensões e dores musculares, por isso aquele banho quente pode ser tão gostoso. Além disso ele aumenta a circulação sanguínea das áreas com as quais tem contato.

Como consequência extra pode haver também a diminuição de espasmos musculares e cãibras além do aumento da flexibilidade. As temperaturas baixas ajudam a diminuir inflamações.

A depender dos sintomas uma variação de pedras quentes e frias pode ser benéfica durante a massagem.

2. Redução de stress e ansiedade

Como um benefício geral das massagens esse não poderia deixar de estar incluído nessa nossa lista. Uma série de estudos mostram que massagens são responsáveis por relaxamento e diminuição de stress.
Com o auxílio da energia das pedras o poder de diminuição de stress é amplificado em muitas vezes, trazendo relaxamento profundo.

Sem dúvida este é um dos principais motivos de busca da massoterapia, como mostrado neste artigo sobre a História da massoterapia.

3. Promove a melhoria do sono

É bem comum as pessoas não dormirem bem ou dormirem menos do que as 8 horas recomendadas como essenciais para uma boa saúde do sono.

Veja aqui um artigo que fala sobe como melhorar o sono com massoterapia.

Após o relaxamento promovido pela massagem muitas pessoas relatam melhorias no sono e como consequência melhoria em todo o restante das esferas de suas vidas.

4. Ajuda a amenizar sintomas de doenças autoimunes

Em especial portadores de fibromialgia, uma doença que causa dores em todas as partes do corpo, relatam melhoras significativas de suas dores.

Vale ressaltar que doenças autoimunes não tem cura, portanto a massagem não pode fazer mais do que abrandar os sintomas e amenizar as dores.

Para além dessa lista de benefícios a massagem com pedras quentes também melhora o fluxo das energias internas, porque se relaciona com os chakras de forma a permitir o desbloqueio de energia parada nos mesmos.

Os chakras, como já falamos de forma mais aprofundada em outros de nossos artigos, são responsáveis por coordenar o fluxo de nossas energias internas então se não estão funcionando bem nossas energias podem ficar estagnadas.

As pedras de basalto magnetizadas ajudam os chakras a voltarem à suas sintonias naturais, estabelecendo um bem estar do fluxo energético interno.

Essa técnica é para mim?

A técnica é indicada nos seguintes casos:

  • Dores musculares
  • Fibromialgia
  • Tensão Crônica
  • Prisão de ventre
  • Stress
  • Cólica menstrual
  • Retenção de líquidos uma vez que promove uma drenagem naturalmente
  • Cansaço
  • Angústia/Ansiedade
  • Insônia
  • Celulite
  • Gordura localizada

Portanto se você está em busca de melhorar qualquer um desses aspectos na sua vida você deve buscar o auxílio dessa técnica.

Há também uma série de contraindicações:

  1. Problemas Cardíacos.
  2. Epilepsia.
  3. Neuropatia – mesmo Peri feral é interessante a liberação pelo médico.
  4. Cirurgias Recentes.
  5. Cistite Aguda.
  6. Quimioterapia / Radioterapia.
  7. Clientes queimados de Sol.
  8. Cicatrizes recentes.
  9. Varizes severas.
  10. Edemas.
  11. Diabetes – A diabetes causa uma sensibilidade cutânea extra. No caso de algum ferimento na pele pode haver complicações. No entanto, se há uma boa conversa entre terapeuta e paciente e ambos concordam em proceder com cautela então não há maiores problemas.
  12. Hipertensão – Outra contraindicação que exige cautela. A hipertensão controlada pode não ser problemática, mas pessoas com casos graves devem evitar a massagem.
  13. Qualquer pessoa tomando medicamento que tem efeito colateral com o aumento da temperatura.
  14. Qualquer doença de pele que seja agravada pelo calor, ou contagiosa, qualquer tipo de Neuropatia periferal em que o paciente perca a sensibilidade na área, intoxicação ou medicamentos que façam que o paciente perca o correto julgamento entre dor e não dor.
  15. Gravidez – Durante a gravidez a mulher tem um grande aumento da circulação sanguínea em seu sistema e por essa razão a pressão sanguínea e temperatura corporal são afetados. Já foram relatados casos em que mulheres utilizaram por conta própria, aquecedores, para minimizar dores nas costas o que ocasionou a mudança não intencional de posição do bebê (encaixando ou desencaixando do lugar correto).

Conclusão: massagem com pedras quentes

E então, ficou tão interessado nessa técnica quanto eu fiquei? Então agende sua seção e experimente praticar esta técnica de massoterapia conosco. Também não esqueça de tirar qualquer dúvida pelo link do nosso Whatsapp logo abaixo.

Boa sorte e até a próxima.

Se você curtiu este post, então vai adorar saber um pouco mais sobre Massagem Ayurvédica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima