A anamnese na massoterapia

Nesta postagem fiz uma breve explicação sobre a anamnese na massoterapia. Também trouxe três templates de anamnese para quem desejar utilizar ou se preparar previamente para as sessões.

A anamnese na massoterapia deve ser a fase inicial de qualquer sessão, mesmo quando o terapeuta e o paciente já se conhecem. 

Na primeira sessão, o procedimento de anamnese deve ser mais detalhada e o seu conteúdo deve ser registrado em prontuário físico ou digital.

Nas demais seções realizo uma anamnese mais rápida para escolher as principais manobras e em qual parte do corpo vou focar durante a massagem.

O mais importante da anamnese é a escuta e não o simples preenchimento de um formulário, pois muitas vezes as informações mais importantes estão na entrelinhas do diálogo

Quando o paciente demora mais de uma mês após sua última consulta eu retomo a anamnese detalhada novamente para atualizar as queixas e condições em dia. Portanto, saber exatamente quando foi a última visita é essencial.

Como trabalho com agendamento fica fácil, pois logo no início do dia recupero as informações antes das sessões. Algo que é infinitamente mais fácil quando se tem tudo digitalizado.

Para que serve uma anamnese de massoterapia?

Abaixo estão alguns itens resumidos dos principais objetivos de uma anamnese. Obviamente isso pode variar entre profissionais e técnicas. No entanto estes fundamentos da anamnese costumam se repetir.

Fio condutor da conversa: A anamnese serve como um passo a passo do que deve ser perguntado para se obter uma visão abrangente das condições do paciente.

Triagem: Avaliar as condições gerais do paciente para se avaliar possíveis contraindicações do tratamento. Assim como observar as suas principais queixas.

Registro: Registrar as principais achados e condições do paciente. Assegurar legalmente que as informações foram preenchidas de forma fidedigna e conferidas.

Também para armazenar informações básicas tais como endereço, telefone para contato e-mail e como conheceu.

Rastreamento: Servir como base para consulta e evolução da terapia ao longo das sessões.

Evolução: Redação sobre a abordagem do tratamento de massoterapia e descrição de resultados durante, instantes após a massagem e 24 horas após da sessão. (Em breve vou postar uma ficha de evolução)

Quais as partes de uma anamnese de massoterapia?

Dados cadastrais do paciente: Nome, email, telefone, endereço, data de nascimento, profissão são dados que podem servir como estudo e avaliação do público. Além de ser ótimo para ter informações importantes sobre as condições.

Afinal, determinadas patologias costumam ter correlação com a atividade profissional, idade e até bairro/cidade no qual determinada população reside.

Informações complementares: Informações que são variáveis ou opcionais, porém podem ser muito úteis. Esta são a experiência do paciente com práticas holísticas, tolerância a dor, pressão, nível de alongamento, tolerância a calor, etc.

Histórico médico e de patologias: Esta área é a mais sensível de todas, pois algumas condições, doenças, cirurgias, uso de medicamentos ou alergias podem limitar ou até contraindicar o atendimento massoterápico.

Uma condição natural é a gravidez, por exemplo. Não é raro grávidas desejarem massagem, no entanto é contraindicado para gestantes antes de completar o terceiro mês de gestação.

Croqui do corpo humano: Esta é uma das áreas que eu mais gosto. Aqui o paciente expressa com a caneta e indica a região que ela mais sente desconforto ou dor.

Assinatura e data do procedimento: Por fim a confirmação do paciente de que ele apresentou informações verdadeiras. Uma modo de formalizar e garantir mais segurança ao terapeuta.

Versões de anamnese

Veja abaixo algumas versões de anamnese de massoterapia que eu tenho para download.

Anamnese geral completa

Estas é a ficha de anamnese que eu mais uso. Nela tenho todos os dados mais relevantes.

anamnese na massoterapia para imprimir

O defeito dela é que ela é longa. Para facilitar, indico que o paciente preencha apenas os dados pessoais é o restante seja preenchido como uma entrevista.

Anamnese de reflexologia podal

Esta anamnese de massoterapia é específica para reflexologia podal. Portanto é mais simples e apresenta um croqui dos pés.

formulário de reflexologia podal

Anamnese simplificada

Aqui está uma anamnese de massagem simplificada, para tratamentos curtos e com menos passos para realizar atendimentos mais ágeis.

anamnese na massoterapia para imprimir

Em breve devo postar um texto falando sobre como evoluir um paciente de massoterapia.

5/5 - (3 votes)

2 comentários em “A anamnese na massoterapia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima