MASSOTERAPIA AYURVEDICA

Massagem Ayurvédica

Este texto é uma pequena introdução à Massagem Ayurvédica para todos aqueles que desejam conhecer e experimentar esta prática.

A Ayurveda

Então vamos lá… Ayu, em sâscrito, significa vida e veda significa conhecimento. Portanto a palavra Ayurveda carrega em sua essência o significado de caminho para o conhecimento ou vida para o conhecimento.

Com surgimento especulado há 5000 anos, a Ayurveda constitui um sistema complexo e muito completo de princípios. Assim, ela visa aumentar a longevidade e bem-estar. Veja um artigo sobre história da massoterapia.

A origem da massoterapia ayuvédica remonta este período e sofreu várias adições e modificações em sua prática.

Seus princípios têm por característica a junção de filosofia, medicina bem como espiritualidade. Por isso é conhecida como um dos sistemas médicos e filosóficos mais antigos do mundo.

Atemporalidade: A antiga filosofia Ayurveda se baseia em um profundo entendimento de verdades eternas a respeito do corpo.

Especula-se que sua origem geográfica foi o norte da Índia. Além disso, os primeiros registros escritos foram encontrados em poesias sanscrítica, mais especificamente nos Vedas (Rig Veda e Atharva Veda).

Apesar de antigo, a aurveda representa uma forma bem atual de lidar com a causalidade das doenças. Pois foca na causa da saúde e da doença e não nos diversos sintomas das doenças.

Assim, por este motivo a Ayurveda vive um renascimento e um constante aumento de interesse acerca da sua teoria e prática.

Entre os recursos à disposição da Ayurveda, estão a massagem, nutrição bem como outros tipos de trabalhos com o corpo. Neste artigo vamos falar especificamente da massagem ou massoterapia.

Massagem Ayurvédica

Praticantes da massoterapia Ayurvédica (massoterapeuta e paciente) experimentam uma maior harmonia entre o físico, mental assim também espiritual.

Do físico, destacamos a dinamização da circulação sanguínea e do sistema linfático, melhoria da digestão e respiração. Isto resulta tanto em uma otimização da absorção de oxigênio e nutrientes como numa melhor eliminação de toxinas.

Veja aqui um breve artigo de como meditar na massoterapia.

O aumento da consciência corporal promove maior flexibilidade, e liberação de tensões além de uma postura mais consciente no cotidiano. Além disso, abre e dinamiza os chakras pontos energéticos em nosso corpo de forma natural e progressiva.

Outra forte indicação da Massoterapia Ayurvédica é a desintoxicação do corpo, pois o movimentos e toques, além dos óleos vegetais utilizados ajudam o corpo a eliminar metabólitos acumulados.

massagem ayurvédica

Tipos de Massagem Ayurvédica

Podemos dizer que não existe apenas uma massagem Ayurvédica, pois ao longo do tempo esta sofreu diversas modificações e contribuições. Ramificou-se de acordo com a necessidade e especificações de cada tipo de tratamento. Dentre elas, podemos enumerar a abhyanga, a garshana assim também a udvartana, a pinda svedana e variações.

Veja também uma postagem sobre massagem com pedras quentes ou Geotermal

Além das técnicas tradicionais, foi desenvolvida a Yoga Massagem Ayurvédica, que é a fusão entre posições de Yoga e massoterapia indiana. Esta é a modalidade mais difundida e completa, pois conjuga parte das orientações da Ayurveda com um trabalho físico mais intenso.

Massagem Abhyanga

Em sânscrito, untar e friccionar. Esta massoterapia pode ser uma automassagem como pode ser feita por um ou dois massoterapeutas.

Veja aqui um artigo sobre a Abhyanga.

É o procedimento mais difundido da Ayurveda, pois é customizado e está sempre presente nos tratamentos de desintoxicação. Pode ser aplicado em pessoas de constituições diversas, sem restrições.

Este procedimento usa óleos vegetais e movimentos que variam de acordo com a constituição de cada paciente. Além disso, também considera os desequilíbrios e necessidades de cada um.

Massagem na cabeça (SHIROABHYANGA)

Massagem Ayurvédica realizada com foco na cabeça bem como membros superiores (especialmente pescoço e ombros). Constitui em manobras de massagem na cabeça utilizando óleos vegetais medicados com óleos essenciais.

Garshana

Garshana significa fricção. Assim, esta massagem é realizada com luvas de seda e um mix de óleo vegetal, sal grosso e ervas. Ajuda na perda de peso bem como melhora a circulação sanguínea.

Udvartana

Udvartana tem o significado de movimentos circulares para cima. É uma massagem esfoliante com pós vegetais, ervas secas, sais assim também óleos aquecidos.

Este procedimento reduz a oleosidade da pele, além disso melhora o fluxo sanguínea. Por isso é indicada para pessoas com obesidade, retenção de líquidos, letargia mental e física.

Pinda Swedana

É uma transpiração induzida pelo calor com uso de plantas medicinais aquecidas em óleo. Este procedimento é feito utilizando-se pindas. Pindas são trouxas de seda ou algodão preenchidas com ervas, sais e arroz embebidas em óleo quente. Este tratamento aumenta o metabolismo, além disso, ajuda na desintoxicação do corpo.

A Yoga Massagem Ayurvédica

Este tratamento utiliza princípios da Abhyanga com uso dos óleos e adapatação dos movimentos com poses de Yoga. São toques profundos, trações bem como alongamentos constituindo uma técnica completa e bastante abrangente.

Quem criou a Yoga Massagem Ayurvédica?

A criação desta técnica é obra de uma indiana chama Kusum Modak que se tornou conhecida em todo mundo por realizar a combinação da Yoga e da massagem indiana. Ambas aprendidas com o mestre Iogue IYENGAR e o massagista LIMAYE.

Ao longo dos anos a técnica se tornou conhecida no ocidente. Atualmente, Recife é um dos grandes centros de prática de massoterapia Ayurvédica.

Indicações da massagem Ayurvédica

A massagem Ayurvédica é muito indicada para combater o stress do dia a dia. Tem como sua principal fundamento a melhor assimilação do oxigênio no corpo para melhor nutrição dos tecidos assim também para uma eficiente liberação das toxinas que geram tensões e pontos inflamados.

O psíquico ou físico é cada vez mais comum pelo estilo de vida urbano, trabalho, postura, sedentarismo, relacionamentos, uso de substâncias estranhas à nossa natureza e outras circunstâncias que nos desconectam dos sinais do corpo e das energias que sustem nossas vidas.

Podemos considerar a massoterapia Ayurvédica uma poderosa ferramenta terapêutica que promove benefícios inimagináveis ao corpo e ao espírito.

Algo importante que deve ser ressaltado é que a massagem Ayurvédica, bem como os demais fundamentos da medicina Ayurvédica são práticas espirituais energéticas. Sendo assim, não são apenas uma conjunto de manobras de palpação e alongamentos. Então, ao se submeter ao processo terapêutico, o terapeuta e o paciente estabelecem uma conexão energética de entrega e cumplicidade.

Para que o tratamento tenha seus objetivos alcançados, devem ser aplicadas 10 sessões com o mínimo de 1 sessão por semana.

Contra-indicações

A massagem Ayurvédica é um ótimo tratamento complementar por não apresentar efeitos colaterais indesejados. porém existem algumas situações nas quais a terapia não é indicada como câncer maligno, pessoas soropositivas, pacientes com varizes ou histórico de trombos, pacientes com febre ou infecções, gestantes ou pessoas com lesões na pele ou erupções.

Contudo, mesmo nos casos limitantes acima, é possível realizar intervenções parciais ou pontuais com o objetivo de propiciar benefícios.

Após o tratamento

Após a seção de massagem ayurvédica o paciente deve descansar por 15 minutos e apenas tomar banho duas horas depois, de preferência aquecido.

Dessa maneira, no período de 15 minutos aguardamos e observamos o paciente, podendo manter o estado meditativo e harmonia do ambiente sem falar ou interromper o relaxamento do paciente.

O despertar é realizado com sinais sonoros suaves. Assim, o paciente é instruído a despertar o corpo lentamente.

Melhoria dos aspectos físicos

  • Flexibilidade;
  • Correção postural;
  • Remoção de tensões;
  • Resistência à atividades estressantes;
  • Maior recuperação muscular bem como articular;
  • Pele hidratada assim também bem nutrida.

Melhoria dos aspectos fisiológicos

  • Melhor digestão;
  • Melhorar assimilação de nutrientes;
  • Melhor liberação de toxinas;
  • Melhoria do sistema respiratório;
  • Melhor percepção sensorial (audição, olfato, tato, paladar bem como visão).

Melhorias dos aspectos mentais e psicológicos

  • Diminuição do stress;
  • Diminuição de ansiedade;
  • Maior concentração;
  • Maior amor próprio;
  • Desenvolvimento emocional;
  • Melhoria da vontade de agir (disposição);
  • Maior organização assim também gestão do tempo.

Melhorias dos aspectos espirituais e energéticos

  • Autopreservação;
  • Desenvolvimento de inteligência intrapessoal;
  • Equilíbrio energético;
  • Abertura intuitiva;
  • Amor ao próximo;

Estado meditativo do paciente e do terapeuta

Antes de iniciar a terapia, nós induzimos a concentração do paciente com palavras e instrumentos sensoriais no ambiente que trabalham a ansiedade e o nervosismo com objetivo de fazer o paciente relaxar e se sentir seguro.

Neste contexto, a massoterapia ayurvédica ajuda a introduzir a meditação aos praticantes que têm dificuldade de concentração.

A entrega ao processo é fundamental e o terapeuta evita conversar com paciente e não deve haver interrupções para que a meditação não seja prejudicada.

O paciente tem participação importante no processo ao cuidar do seu próprio relaxamento com foco na sua respiração e troca de posições.

Resultados da Massagem Ayurvédica

Os resultados aparecem na pele e na potência de agir no dia a dia.

Sendo assim, o paciente passa a apresentar uma pele mais hidratada e nutrida, melhor percepção de estímulos sensoriais, raciocínio e concentração mais aguçados.

Todos estes benefícios resultam em maior autoconfiança e vontade em atividades diárias.

Como ser praticante da Massagem Ayurvédica?

Se você chegou até aqui, provavelmente já está bem interessado em iniciar a prática. Porém, não sabe ainda como pode iniciar ou como proceder. Para sanar qualquer dúvida basta entrar em contato conosco.

No entanto, vale lembrar que que não há restrições para quem deseja praticar a massoterapia ayurvédica, mesmo para aqueles que possuem alguma limitação para receber uma massagem completa.

Pois, basta usarmos os movimentos possíveis em cada contexto afim de que os resultados sejam conquistados aos poucos. Então a proposta é seguir um tratamento semanal por um período específico, com disciplina e paciência.

A massagem Ayurvédica em Recife

Toda semana temos novidades em nossa agenda de aplicações e massoterapia Ayurvédica para o grande público de Recife que deseja conhecer mais sobre o tema e iniciar na prática. Agende nos botões abaixo.

Acesse aqui: Massagem Ayurvédica em Recife

5/5 - (10 votes)

2 comentários em “Massagem Ayurvédica”

    1. ADELMO JOSE DA SILVA

      A mais completa das massagens, revigora mesmo o corpo, equilibrar as energias e o espírito.
      Ela faz perfeitamente a conexão da terra com o céu, integrando a gente com um só ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima