óleo essencial de hortelã pimenta

Óleo essencial de hortelã pimenta e massagem

Conheça os principais benefícios e características do óleo essencial de hortelã pimenta na massagem. Se você curte aromaterapia e óleos essenciais, então vai adorar este post.

óleo essencial de hortelã pimenta

Na massoterapia, é muito comum se utilizar óleos essenciais e potencializar os benefícios terapêuticos das massagens. Pois se trata de uma abordagem natural e focada em gatilhos emocionais e físicos do paciente.

O uso de óleos essenciais também é considerado um grande diferencial da massagem ayurvédica, uma vez que estas substâncias são extratos vitais das plantas.

Por isso apresentam os seus benefícios químicos e energéticos concentrados em pequenos volumes. Neste artigo vamos falar sobre um dos óleos essenciais mais versáteis e requisitados assim também como utilizar na massagem e em outras situações.

O óleo essencial de hortelã pimenta não pode faltar a nenhum terapeuta!

Além disso, também vamos analisar segundo o uso para doshas específicos,além de explorar do ponto de vista da aromacologia o uso deste poderoso óleo essencial (OE).

Origem

O óleo essencial é feito por destilação à vapor das folhas e ramos da Mentha piperita. É uma hortelã híbrida obtida do cruzamento entre Mentha aquatica e Mentha spicata, sendo a primeira de origem açoriana e a segunda de origem asiática.

O princípio ativo da planta é o mentol e é muito procurado por suas propriedades refrescantes.

As propriedades medicinais do Hortelã Pimenta incluem sua ação antiespasmódica, carminativa, estomáquica, vasodilatadora bem como analgésica e anti-inflamatória. Além disso, é descongestionante, expectorante, antisséptico, revigorante, estimulante, entre outras.

Aromacológica

O óleo essencial de hortelã pimenta se caracteriza por um aroma herbal, altamente refrescante. Assim, é um excelente estimulante da atenção, revigora, desperta, alivia estafa mental e esgotamento mental.

Sem dúvida, é muito bom para tratamento de quadros de ansiedade, cansaço no trabalho e/ou estudo, bem como em estresse provocado por mudanças e novas atribuições na vida.

Efeitos emocionais

  • Conduz ao estado de alerta;
  • Melhora o sono;
  • Ameniza o fogo emocional, estabiliza as emoções e abranda temperamentos impulsivos bem como explosivos;
  • Dissipa irritação e intolerância, assim também ajuda a encontrar o discernimento.

Dermatológica

  • Suaviza o mau cheiro nos pés, bromidose;
  • Abranda o ardor de aftas;
  • Refresca a pele, alivia coceira, dermatite bem como eczema alérgico;
  • Coadjuvante em tratamentos de beleza para prevenir celulite assim também varizes.

Terapêutica do óleo essencial de hortelã pimenta

Atua no alívio de sintomas da sinusite, bronquite e rinite alérgica. Além disso, pode ser um excelente aliado no alívio de dor muscular, entorses, torcicolo e rinite alérgica, por exemplo.

Melhora a digestão e alivia náuseas, enxaqueca e labirintite podendo atenuar o mal de transporte, terrestre, aéreo e marítimo, por exemplo.

Aplicação na massoterapia

FRICÇÃO LOCAL: Dilua de 3 até 5 gotas de óleo essencial em 1 colher de sopa de óleo vegetal e friccione a área afetada gentilmente até espalhar uniformemente na região.

óleo essencial de hortelã pimenta

MASSAGEM: Adicione de 50 a 70 gotas de óleo essencial em 120ml de óleo vegetal e utilize-o na massagem.

COMPRESSA COM ÁGUA OU ARGILA: Pingue de 5 até 10 gotas de óleo essencial em 1 colher de sopa de óleo vegetal e dissolva na água fria ou quente. Use uma toalha para fazer a compressa.

Na argila, pingue 3 gotas de óleo essencial para 1 colher de sopa de argila, adicione água ou água floral até formar uma pasta consistente. Use quantas colheres de sopa de argila forem necessárias. Em seguida, forme uma pasta que cubra toda a área a receber a compressa.

massagem nos pés

FRICÇÃO PLANTAR: Pingue 3 gotas de óleo essencial diretamente na planta de cada pé e friccione. Para óleo essencial dermo agressivos friccione diretamente pé com pé, não utilize as mãos. Em seguida cubra os pés com uma meia confortável e descanse.

Outros usos do óleo essencial de hortelã primenta

VAPORIZAÇÃO: Pingue de 8 a 15 gotas de óleo essencial em um recipiente com água quente, cubra a cabeça com uma toalha ou cobertor e inspire profundamente até a água esfriar.

  • No lenço, pingue 3 gotas de óleo essencial;
  • Uso no inalador próprio para uso de óleo essencial, pingue 5 gotas;
  • No pulso, pingue 2 gotas de óleo essencial e friccione com o pulso da outra mão.

DIFUSOR PESSOAL: Pingue 3 gotas de óleo essencial no algodão, em seguida acomode-o no orifício do colar. Adicione mais gotas toda vez que o aroma acabar. Esta é uma dica excelente para quem faz uso de aromatizadores de pescoço, pois além de prático é muito eficaz.

AROMATIZAÇÃO AMBIENTAL: Use mais ou menos 12 gotas de óleo essencial na água do difusor ambiental. Adicione mais ou menos gotas de acordo com a intensidade do aroma.

SPRAY: Adicione 40 gotas de óleo essencial de sua preferência em uma solução de 60ml de álcool de cereais e 40ml de água deionizada. Use com um frasco spray, entretanto deve-se tomar cuidado com regidões mais sensíveis como os olhos, por exemplo.

PERFUME: Use algumas gotas de óleo essencial como perfume natural. Nunca use óleos essenciais cítricos diretamente na pele e exponha-se ao sol.

Óleo essencial de hortelã pimenta na massagem

Seu nome ayurvédico é Phudina. Abranda Pitta e Kapha e é neutra para Vata. Tem atuação no sistema digestivo, circulatório, nervoso e respiratório. Planta de natureza sátvica que auxilia no alívio das tensões e congestões mentais e emocionais.

massoterapia

Combinações

Combina muito bem com óleo essencial de lavanda para quadros de ansiedade, estresse e dor de cabeça. Assim como combina muito bem com o óleo essencial de alecrim para estresse, renovar energia e atenção no estudo e trabalho.

Em minha prática de massoterapia é muito comum os pacientes apresentarem uma congestão nasal em decúbito ventral (deitado de barriga para o solo). Especialmente quando os movimentos ascendentes forçam os humores em direção à cabeça.

Uma das técnicas de massoterapia que usa óleos vegetais medicados com óleos essenciais é a Abhyanga, excelente oportunidade para usar o óleo essencial de Hortelã Pimenta.

Então, para solucionar isso, sempre aplico uma mistura preparada de hortelã pimenta, lavanda e óleo vegetal na região do filtro labial para inalação.

Precauções com óleo essencial de hortelã pimenta

óleo essencial de hortelã pimenta

Por ser um óleo essencial dermo agressivo, diluir em óleo vegetal. Se usado puro sobre a pele pode provocar ardência, vermelhidão ou irritação. Contraindicado para gravidez e para crianças abaixo dos 5 anos de idade.

Também é aconselhável testar o óleo em uma área limitada da pele com a formula de fricção descrita acima. Caso apresente grande vermelhidão e irritação da pele, pode haver intolerância do paciente.

Esperamos que tenha gostado das dicas e que seja útil em muitas situações cotidianas para você ou para seus amados. Se gostou, então não esquece de compartilhar com amigos e amigas que possa se beneficiar com estas informações. Certamente eles irão adorar também!

óleo essencial de hortelã pimenta

2 comentários em “Óleo essencial de hortelã pimenta e massagem”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima