Como melhorar o sono com massoterapia?

Olá, neste texto vamos falar como você pode melhorar o sono com massoterapia e outras práticas.

Como melhorar o sono com massoterapia

Resumo: Neste texto mostramos os três principais fatores que pode contribuir para uma melhora significativa do seu sono com uso da massoterapia: autocuidado, disciplina e relaxamento. Leia com carinho que certamente você vai ter informações úteis e baseadas na ciência para te ajudar.

Os distúrbios do sono são um conjunto de condições que afetam nossa capacidade de dormir com qualidade e regularidade.

Eles são provocados por diversos fatores e têm se tornado cada vez mais comuns devido aos nossos hábitos cotidianos.

Segundo a sociedade Brasileira do Sono, cerca de 73 mi de brasileiros já são atingidos pela insônia e 45% da população assume que não dorme bem.

Portanto se você tem este problema, definitivamente não está só.

Noites mal dormidas podem provocar uma série de doenças, envelhecimento precoce, dificuldade de se relacionar, mau humor e dificuldade de aprendizado, por exemplo.

Entre os fatores que causam problemas do sono estão os ambientais, fisiológicos e psicológicos.

Estes podem agir sozinhos ou combinados para afetar nosso comportamento negativamente em relação à qualidade do sono. O mau sono, por sua vez, reforça os comportamentos nocivos criando um efeito cíclico.

Efeito cíclico

Digamos que você precise ficar 48 horas sem dormir e faz uso de cafeína para se manter em vigília.

Fatalmente você vai precisar repor o sono e contará com horas livres do final de semana para isso.

No entanto, neste fim de semana, você dorme além da necessidade e ainda acorda cansado e de mau humor (sono ineficiente).

Ademais de não se alimentou corretamente, pois passou o tempo de sono em jejum absoluto.

Certamente ao iniciar a semana seguinte você terá um déficit fisiológico, além de um peso na consciência por não ter aproveitado o tempo.

Provavelmente ainda estará sem energia e terá um desempenho que vai te exigir estender horas de trabalho. Então o ciclo recomeça.

Muitas vezes as pessoas que se encontram neste ciclo negativo precisam de ajuda para voltar a descansar novamente. Pois a energia e a capacidade de fazer escolhas acertadas está comprometida pela fadiga.

Como melhorar o sono com massoterapia

Segundo este Ensaio Clínico Randomizado no Instituto de Terapia Integrada e Oriental, em São Paulo, a massoterapia em combinação com o reiki teve resultados significativos na diminuição de sintomas de ansiedade e estresse com apenas 8 seções em 1 mês.

Com a redução destes sintomas é muito mais fácil manejar o recursos do sono para um estado de vitalidade positiva.

A massagem reduz a depressão, a ansiedade, a frequência cardíaca e os padrões de alteração do eletroencefalograma em resposta ao relaxamento alcançado. Pode também levar ao aumento da atividade vagal e diminuição dos níveis de cortisol no estresse.

Dados de ressonância magnética funcional sugerem que a massagem com pressão moderada atinge regiões do cérebro, incluindo a amígdala, o hipotálamo, córtex cingulado anterior e todas as áreas envolvidas em estresse e regulação emocional.

Autocuidado

Reservar um tempo para si, desligando aparelhos eletrônicos e sem receber demandas do mundo externo, é o primeiro sinal de que algo está mudando em sua mente. Pois não seu corpo pede por isso, como age no sentido de ter um alívio imediato.

Existe uma grande dificuldade para se desligar do mundo e olhar para dentro. ainda mais quando existe atividades pendentes e horários apertados, especialmente de pais, mães e empresários,

Então quando você delimita o seu tempo de autocuidado, saiba que sua terapia já começou.

O ideal é reservar um período mais longo como um dia de folga ou realizar atividades que exijam menos esforço e energia mental. Por isso é fundamental uma preparação antes e uma reserva após a seção de tratamento.

Compromisso e disciplina

Estar presente no local e hora marcada também é um fator que ajuda o indivíduo a manter uma rotina e a quebrar o efeito cíclico negativo.

Sem dúvida uma das queixas mais recorrentes é a falta de disciplina, então quando você ganha apreço por este espaço em sua semana, pode ter certeza que coisas boas irão se desencadear a partir disso.

Pois se você não está comprometido consigo mesmo, quem estará?

Já a disciplina é o fator que nos ajuda a manter o foco no que é mais importante segundo nossas motivações. Por isso é um dos aspectos mais importantes de como melhorar o sono com massoterapia.

Faça agora o melhor que pode até determinado tempo, então passe para a sua seção de autocuidado e depois se preocupe com o resto das atividades.

Lembre-se, seu espaço de autocuidado deve ser sagrado.

A disciplina ajuda ensina nosso relógio biológico a acertar os ponteiros com o sol. Por isso indicamos que você force a barra para manter os horários de deitar e levantar acima de qualquer custo.

O controle homeostático e o ritmo circadiano são os que mais determinam o ciclo de sono-vigília. O ritmo circadiano mais evidente em humanos é o ciclo sono-vigília, mas, outros ajustes de comportamento e fisiológicos como secretar hormônios, a mudança de temperatura do corpo, raciocínio lógico, humor, função cardiopulmonar, também mostram forma rítmica circadiana. Horários distintos na hora do sono podem comprometer muito o equilíbrio psicológico e físico do indivíduo. Por consequência, o efeito do rompimento dos ritmos circadianos, de quem trabalha à noite por exemplo, incluem sérios prejuízos durante a vigília.

DUFFY; WRIGHT JR., 2005

Relaxamento: Como melhorar o sono com massoterapia

O relaxamento é essencial, pois sem ele a massoterapia não flui adequadamente. Por isso sempre indico aos praticantes da massoterapia que tenham lições de meditação e relaxamento enquanto praticam a massoterapia.

É muito comum nas primeiras seções existir algumas barreiras paciente-terapeuta. No entanto, o quanto antes o paciente estiver entregue à terapia, mais rápido os resultados aparecerão.

Chamo isso de relaxamento passivo, pois cabe ao paciente apenas relaxar e deixar a atividade com o terapeuta. Literalmente desligar o radar para não antecipar ou recorrer ao passado, estando 100% presente no toque.

Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica que aponta os principais benefícios da massoterapia para o sono. Entre eles, a promoção de relaxamento profundo das estrituras corporais (músculos, tendões, artérias) e a diminuição da atividade psíquica.

Tais efeitos são favoráveis para o praticante atingir o sono profundo (REN). Além disso, a massoterapia diminui o cortisol, o hormônio responsável por manter nosso estado de alerta e que quando em excesso promove estresse.

Segundo Cassar (2001) a massagem tem como objetivo principal o relaxamento, isso ocorre porque ela é capaz de agir na diminuição da ansiedade, alívio do estresse, e influência de uma forma positiva o sistema nervoso simpático além de promover o sono profundo.

Gostou de saber Como melhorar o sono com massoterapia?

Marca uma seção conosco de massoterapia em Recife. Pois seguindo estas dicas e cuidados certamente seu sono vai melhorar muito. Se você tem problemas com insônia, agende sua sessão de massoterapia em Recife no final da tarde. Caso esteja com fadiga ao acordar, pode agendar tanto à tarde como logo cedo pela manhã.

Referências

Kurebayashi LFS, Turrini RNT, Souza TPB, Takiguchi RS, Kuba G, Nagumo MT. Massage and Reiki used to reduce stress and anxiety: Randomized Clinical Trial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2016;24:e2834. [Access 09 20 2020]; Available in:https://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/pt_0104-1169-rlae-24-02834.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1614.2834.

BENEFÍCOS DA MASSAGEM RELAXANTE NA QUALIDADE DO SONO – Beatriz Lessa¹; Daniella Ângela Andriani¹; Jéssica Carbonelli¹; Patricia Gomes Nasser¹; André Leonardo da Silva Nessi² ¹Graduanda em Bacharel em Estética da Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo – SP ²Professor orientador da Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo – SP

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