História da massoterapia

Um mergulho na história da massoterapia

Um breve resumo da história da massoterapia e suas aplicações ao longo da história

Não se sabe ao certo a origem da massagem, porém alguns afirmam que surgiu para fins terapêuticos quando passou a ser relatada em diversos lugares do mundo como na Índia, China, Japão, Grécia e Roma. Estas menções literárias datam de até 1500 a.C. assim como textos escritos pelo médico e filósofo Hipócrates, no século V a.C. e Avicena (Ibn Sīnā) e Ambrose Pare nos séculos X e XVI dC.

A palavra massagem vem do grego, masso, que significa amassar. Hipócrates usou o termo anatripsis que significa esfregar ou friccionar. Na china a massagem era comumente chamada de Cong-Fou e no Japão, Ambouk. Ao longo da história da massoterapia também foram descritas diversas técnicas, variações com finalidades de aplicação como vemos abaixo.

Relaxamento com massagem

Na história da massoterapia, este é um dos termos mais buscados pelo público. Em 1800 a.C os hindus usavam a massagem para indução do sono, combate ao cansaço, entre outras finalidades. Por séculos o poder relaxante da massagem tem sido usado para combater histeria, ansiedade, síndrome do pânico e até abstinência. O relaxamento e buscado como medida preventiva e manutenção do equilíbrio em indivíduos saudáveis, o que é o ideal.

O relaxamento é um fim terapêutico em si e um dos objetivos mais buscados quando o assunto é massagem

História da massoterapia: Saúde geral

Combinada com exercícios regulares e uma boa alimentação auxilia na manutenção de uma saúde e bem estar. Diversos relatos apontam para o uso de ervas e óleos e esfregação, normalmente aplicada por um curandeiro ou médico. Na índia, a medicina Ayurveda, emprega técnicas de shampooing, ou massagem, todas as manhã após o banho. Conclusivamente, em diversas partes do mundo, a massagem é associada a melhorias do bem estar de pacientes enfermos.

Massagem para Circulação sanguínea

A circulação sanguínea é responsável tanto por nutrir os tecidos como por eliminar as toxinas. Sem dúvida, muitas dores e tensões são causadas por reações infamatórias localizadas e acúmulo de metabólitos nos tecidos do corpo. Os tecidos, ao serem estimulados pelo toque, intensificam sua recuperação em caso de lesões e irritações, ficam rejuvenescidos e nutridos.
Além das propriedades fisiológicas conhecidas é atribuída  à massagem uma possibilidade de troca de energias desconhecidas pela ciência, porém observadas em terapias alternativas. Afirmamos que um massoterapeuta precisa estar são e munido de energias curativas para poder curar.

Massagem para respiração

A respiração nos faz mexer diversos ossos e músculos o tempo inteiro e em média respiramos cerca de 23.000 vezes ao dia. Muito não? Se um determinado indivíduo realizar esta média de respirações por 90 anos, ao fim da sua vida terá competado 755 milhões de vezes. Com isso percebemos que uma boa respiração é fundamental para o desenvolvimento e manutenção de um organismo saudável.
Antes de qualquer ação terapêutica, realizamos uma análise da respiração do indivíduo para escolha da técnica empregada. Por isso não é raro ouvir relato de pacientes que alegam estar respirando melhor após uma seção de massagem.

ao fim da sua vida terá competado 755 milhões de vezes

A massagem para respiração ajuda na eliminação de toxinas e redução da fadiga, já que aumenta da amplitude respiratória.

Órgãos digestivos e excretores

Eliminação de toxinas e gases com auxílio de massagem e pela melhora geral do fluxo sanguíneo e congestão nas extremidades é o resultado natural de uma terapia adequada. Não é raro um paciente desejar ir ao banheiro para evacuar ou urinar em uma seção de massagem. Tanto o alívio do stress psicológico como melhorias do concionamento fisiológico colaboram para que o sistema digestório passa a funcione.

Tratamento de lesões

“Os gregos começaram a usar a massagem por volta de 300 a.C, associando-a com exercícios para a boa forma física. Os gladiadores recebiam massagens regulares para o alívio da dor e da fadiga muscular. Diz-se que Júlio César costumava ter todo o corpo beliscado e friccionado com óleos.”

Na história da massoterapia não é raro encontrar passagens com emprego de massagem a cura de lesões. Desde os gladiadores, passando por combatentes militares até os atletas de alta performance da atualidade. A massagem pode ser empregada para aliviar a dor, reduzir o edema, e promover a nutrição dos tecidos.

Ideal para atletas ou indivíduos com traumas cirúrgicos recentes

Massoterapia em Recife

Como principal cidade do nordeste e uma das capitais mais próximas do oriente, é referência em variedade e quantidade de centros de estudo em massoterapia. Hoje encontramos profissionais capacitados em técnicas chinesas, japoneses, hindus, tailandesas e variações populares como a quick massage. 

Massagem ayurvedica em Recife

história da massoterapia massagem ayurveda

A Massagem Ayurvedica é uma técnica milenar surgida na índia ancestral que combina aplicação de óleos e movimentos com as mãos e pés para um relaxamento profundo do paciente. A massagem Ayurvedica é parte de um conhecimento médico com mais de 7 mil anos de idade e ainda utilizado e difundido. Por influência de religiosos e sábios além de viajantes que retornaram da índia, Recife se tornou um pólo de sabedoria Ayurvedica. Hoje se destaca na formação e aperfeiçoamento de profissionais conhecedores do assunto.

Ayurveda significa, em sânscrito, ciência da vida

Conclusão

A história da massoterapia ainda está em plena construção e em pleno renascimento. Com o aculturação oriental e a busca por métodos terapêuticos menos agressivos ao corpo. Em Recife, milhares de pessoas estão aprendente, ensinando e solicitando a massagem com fins terapêuticos para uma vida mais equilibrada e feliz.

Venha fazer parte deste grupo que sabe e gosta de viver em harmonia com o próprio corpo.

O massoterapêuta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *