efeitos da massagem no corpo massagem recife

Massagem relaxante: Conheça opções mais eficazes

Neste texto vou explicar o que é a massagem relaxante e apresentar alternativas mais completas.

Quase todos os dia me pedem massagem relaxante aqui em Recife. Nunca entendia o que motivava as pessoas a buscarem esta massoterapia. Após algum tempo percebi o real apelo por trás desta demanda.

A massagem relaxante é maravilhosa e tem um lugar garantido entre as diversas modalidades de massagem. Esta técnica tem a função de diminuir a tensão pelo toque e calor das mãos de forma suave e rítmica.

massagem relaxante recife
A pressão pode ser percebida pelo afundamento dos dedos no tecido do paciente.

É ideal para pessoas super sensíveis com dores muito pronunciadas ou por conta de inflamações locais. A massagem relaxante pode ser uma ótima opção para quem acabou de se curar de uma Chikungunya, por exemplo.

Por definição a massagem relaxante não deve ser profunda.

Só para se ter uma referência, se eu colocar a pressão em uma escala de zero a dez, a massagem relaxante não deveria ultrapassar o grau 4 de pressão. Para a maioria das pessoas esta pressão é muito leve e insuficiente para estimular a circulação em tecidos profundos.

Porque procuram tanto por massagem relaxante em Recife?

A primeira resposta para esta pergunta está no próprio nome da massagem. Pois o relaxamento é a primeira motivação de quem busca massagem. Ao relaxar você experimenta melhora de dores físicas e emocionais.

Muitos pacientes buscam pelo nome sem nem saber ao certo como é a técnica. Pois idealizam o resultado a partir do que entendem por massagem.

Em seguida, o nome também atrai mais profissionais. Pois se é sabido que as pessoas precisam relaxar, então existe um interesse crescente por parte dos massoterapeutas para adquirir a técnica em cursos de massoterapia.

Outra vantagem da massagem relaxante para o massoterapeuta é que ela não desgasta por ser leve. Assim o profissional acaba a sessão sem estar com mãos, punhos e ombros tensos. Ou seja, ela é relaxante para os dois, tanto paciente como terapeuta.

Do que se trata a profundidade do toque?

A profundidade do toque nada mais é do que a pressão realizada pelo terapeuta nos tecidos do paciente. Com uso das mãos, dedos, cotovelo, braços ou pés, o terapeuta emprega força ou ação do próprio peso sob a gravidade para pressionar partes do corpo do massageado.

A sensação de pressão é pessoal e relativa. Pois algumas pessoas gostam de muita pressão, outras pessoas gostam de menos pressão.

Porém, de modo geral, uma pressão maior consegue atingir camadas mais profundas de tecido, além de ajudar de forma mais eficiente a circulação em locais mais internos. Este potencial da massagem profunda causa uma relaxamento igualmente profundo.

Embora a pressão seja excelente, ela precisa ser utilizada com precisão para não promover mais tensão, dor ou injuriar o paciente.

Ou seja, massagens profundas tendem a ser mais relaxantes e com efeito mais duradouro. Por isso digo que o nome massagem relaxante na verdade deveria ser massagem superficial ou massagem leve.

Lembrando que esta percepção é relativa e que algumas pessoas podem experimentar sensações maravilhosas de relaxamento numa sessão massagem relaxante.

No entanto eu percebo que na maioria dos casos os pacientes buscam um maior emprego da pressão para a obtenção de relaxamento.

Existem outras técnicas mais relaxantes

Deforma unânime entre terapeutas, a Massagem Ayurvédica é uma das mais potentes neste sentido. Sendo uma técnica super completa e com a possibilidade de ajuste de pressão, ritmo, temperatura, etc. Posso afirmar com segurança que a Massagem Ayurvédica é mais relaxante que a própria massagem relaxante.

A massagem com predas quentes ou massagem geotermal é uma das mais profundas que existem. Com potencial para fazer as pessoas mais agitadas dormirem durante a sessão.

Ambas as técnicas ajudam na melhoria da qualidade do sono. Veja este texto que preparei sobre o assunto clicando aqui!

Nela uso pedras aquecidas em água salina que variam ente 400g a 2000g de peso. Elas atuam não só como ferramentas de massagem como ajudam a aquecer os pontos, promovendo a hiperemia local, sudorese e melhora da circulação.

Por fim tem a técnica de Massagem Tailandesa ou Thai Massagem. Um massoterapia rica em alongamentos e reflexologia, possui um potencial relaxante realmente incrível. Saiba mais sobre a Massagem Tailandesa aqui!

Gostou deste texto? Comente abaixo. Espero que ajude você a entender um pouco mais sobre massoterapia.

5/5 - (13 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima