Como usar a cúrcuma: O que aprendi com o mestre Aris Latham foi que as raízes que entram mais fundo na terra acumulam amido e água. Já as raízes que ficam perto da superfície acumulam substâncias poderosas de defesa.
Ainda mais quando a superfície é quente e úmida… A cúrcuma é dessas raízes que serpenteiam a superfície do solo gerando brotos, alguns bulbos chegam a ir mais fundo, mas ela cresce primeiro é na superfície. Por isso que esta planta precisa de agentes químicos poderosos para suportar a ação de microrganismos e insetos.
Trata-se de uma planta perene do subcontinente indiano e muito difundida no mundo, especialmente nos climas tropicais. De fácil cultivo e propagação, o que torna a raiz um alimento barato.
Também conhecida como açafrão da terra é um rizoma da família das Zingiberaceae (inclui o gengibre, o plai, entre outros) é descrito como um dos principais remédios na Ayurveda há milênios. Conhecida como haridra (हरिद्रा) nos textos védicos.
Nas últimas décadas, extensas pesquisas pré-clínicas e clínicas forneceram uma base científica para o uso desta especiaria que comprovam suas ações antioxidante, anti-inflamatória, antidispéptico, colagoga, colerética, hipolipemiantes, anticancerígena, antiartrítica, anti aterosclerótica, antidepressiva, antienvelhecimento, antidiabética, antimicrobiana e cicatrizante. É muita coisa!
Para mim, as duas ações mais relevantes são a antioxidante, anti-inflamatória. Isso pelo simples motivo de ajudar uma grande quantidade pacientes com aplicação de emplasto, óleo e chá.
Além disso, ela me ajuda a recuperar as articulações das mãos após um período extenso trabalho de massoterapia.
Eu noto uma diferença enorme quando consumo a cúrcuma em relação à recuperação osteomuscular e disposição. A digestão melhora e o sono também, é incrível.
Composição da cúrcuma
Alguns compostos da cúrcuma são solúveis em água, outros são solúveis em óleo. Assim como alguns componentes são favorecidos pela cocção e outros são mais acentuados no estado in natura.
Portanto o ideal é variar o consumo da cúrcuma em diversas horas do dia em suas formas distintas (in natura, seca, cozida, fria, tintura, etc.)
O chá (extrato aquoso) da cúrcuma estimula a liberação de insulina e apresenta atividade antidepressiva e mostram-se eficazes contra o câncer, inibindo a formação de novas células cancerosas e promovendo a apoptose de células disfuncionais.
Para os compostos oleosos, em especial os curcuminóides, o ideal é consumir junto com outra gordura na mesma refeição.
Dentre os curcuminóides a curcumina é a mais famosa. Pois representa cerca de 2 a 5% da massa da cúrcuma seca e 80% de todos curcuminóides juntos.
Por isso a curcumina é a substância mais estudada e até vendida de forma isolada. Porém já se questiona que talvez a curcumina precise agir em conjunto com as outras substâncias da raiz.
Outra informação interessante é que a curcumina tem sua digestibilidade aumentada em muitas vezes na presença de piperina, substância presente na pimenta do reino.
Como uso tópico é excelente contra dermatites, psoriase e eczemas, além de ter efeito anti-envelhecimento.
Como usar a cúrcuma
Variar a forma de consumo ao longo do dia e em seu formato natural ou minimamente processado.
Não exagere: Consuma no máximo uma colher de sopa de pó por dia. Cerca de 4 a 8 mg de curcumina.
Mais vantagens: É muito barata e fácil de plantar e encontrar. Não precisa comprar suplementos com substâncias isoladas, cápsulas e afins caso não tenha uma prescrição fitoterápica.
A cúrcuma é muito rica oxalato, portanto é contraindicada para pedras nos rins (litíase renal). Também é rica em potássio e é contraindicada para pacientes com insuficiência renal.
Na massagem podemos aplicar pó direto sobre a pele com um óleo ou usar um oleato de cúrcuma. Neste caso, prepare-se para deixar tudo amarelo. Pelos, roupas, cabelo, toalhas e lençóis. Os curcuminóides possuem um pigmento amarelo vibrante quase impossível de retirar. (Em breve devo postar algo de como tirar o pigmento)
Para a massoterapia ayurvédica é muito comum o uso de pós vegetais que ao se misturarem com o óleo carreador liberam os princípios ativos da cúrcuma. Além disso, o pó também provoca uma leve esfoliação e aquecimento pelo aumento do atrito.
Formas de tomar: Shots, vitamina, shakes, chás, sopas, molhos, arroz, tintura.
Para uso tópico: Infusão oleosa, óleo essencial, óleo vegetal, emplastos, tintura, pó puro.
Cúrcuma na Ayurveda
Com os sabores amargo, picante e adstringente, é ideal para os doshas vata e kapha. No entanto o sabor amargo pode equilibrar o dosha pitta que não esteja agravado. Melhora a digestão e é usada para doenças respiratórias das vias aéreas superiores e trato urinário.
Na culinária – Como usar a cúrcuma
Tem gente que usa a cúrcuma só pelo amarelinho que ela dá. Mas quando o assunto é cheiro e sabor nem todo mundo gosta.
Prefira refogar a cúrcuma antes com um pouco de óleo e os demais temperos secos. A cúrcuma seca precisa deste ‘susto térmico’ e infusão oleosa para liberar seus princípios ativos, aroma e sabor.
E seguida adicione os vegetais e/ou água do condimento. Neste momento a cúrcuma vai liberar as substâncias hidrossolúveis.
Se for usar a cúrcuma in natura, basta picar ou ralar para refogar junto com os vegetais e o resultado vai ser maravilhoso.
Receitas
Veja a seguir receitas com uso de cúrcuma para diversificar o uso desta planta na sua vida.
Oleato de cúrcuma para massagem – Extrato oleoso
Esta receita é a mais potente de todas. Experimente
Materiais
- 20 gramas de cúrcuma seca
- 200 ml de óleo de gergelim ou outro óleo vegetal
Triture a a cúrcuma se ela estiver em forma de raiz seca. Se estiver já em pó, não precisa. Em seguida basta colocar em um pote de vidro com o óleo e misturar bem.
Existem 3 forma de fazer um extrato oleoso. A primeira é a frio, a segunda é aquecendo em banho maria e a terceira é ao sol.
- Banho maria: de 2 a 3 horas de fogo brando, evitando ferver a água.
- Ao sol: Cubra o vidro com papel alumínio e coloque dentro de um saco de papelão sob o sol por 3 dias. Agite periodicamente.
- A frio: Deixe a mistura macerando por 2 semanas. Agite periodicamente.
A escolha do método vai depender do seu gosto e pressa. Por fim basta peneirar e usar o óleo sobre a pele.
Lembrando que tudo vai ficar amarelo, mas vale muito a pena. Esta é a aplicação mais poderosa da cúrcuma para artrite, artrose, psoríase e inflamações.
Chá de cúrcuma e gengibre para massoterapeutas
Esta dá um pouco mais de trabalho, pois você precisa ter os ingredientes frescos e bater na hora com auxílio de um pilão.
- 1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado ou pilado
- 1 colher de sobremesa de cúrcuma ralada ou pilada
- 4 sementes de pimenta do reino
Basta pilar tudo junto e adicionar água morna. Deixe infundir por até 10 minutos e beba. Repita isso todos os dias durante uma semana e as dores articulares vão sumir ou diminuir bastante.
Chá de cúrcuma e gengibre secos
Esta é para quem não tem tempo e prefere uma mistura mais durável. Pois basta misturar os pós e guardar em um pote por até 30 dias. A receita abaixo pode ser consumida por sete dias (uma colher de sopa rasa por dia).
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de gengibre em pó
- 3 colheres de sopa de cúrcuma em pó
- 1 colher de chá de pimenta moída
Coloque uma colher de sopa rasa num copo e adicione água quente misturando bem. Em seguida é só esperar infundir por 10 minutos. É o tempo que você realiza outra atividade o pó decanta. Então é só beber.
Golden Milk
Uma das minhas formas preferidas, lembrando que esta receita é livre de leite e derivados, mas tradicionalmente é feita com ghee e leite de vaca.
Ingredientes
- 250ml de bebida vegetal (coco, castanha de caju ou arroz);
- 1 colher de café de cúrcuma em pó ou fresca (prefiro a fresca);
- Uma colher de café de gengibre ralado;
- 1 colher de sobremesa de melaço de cana (opcional);
- 2 paus de canela;
- Cardamomo pilado a gosto;
- 1 colher de sopa de Óleo de coco.
Refogue um pouco as especiarias secas no óleo de coco em uma panela de ágata, de preferência. Em seguida adicione o gengibre ralado, a cúrcuma ralada e o leite. Deixe ferver e espere 5 minutos até infundir.
Eu gosto de refogar os ingredientes secos em óleo por alguns segundos pois isso ajuda a liberar o aroma e sabor de uma forma incrível. Mas você pode colocar para cozinhar direto sem problemas.
Então é só peneirar e beber.
Tintura de cúrcuma – Como usar a cúrcuma com álcool
A tintura é uma extrato de substâncias polares com uso do álcool. A tintura de cúrcuma é excelente para tratamento de dispepsia e melhora da digestão. Assim como pode ser utilizada em portadores de dislipidemias ou para quem simplesmente deseja manter uma boa saúde.
Materiais – Como usar a cúrcuma
- 100ml de álcool 70%
- 20 gramas de raiz in natura ou 10 gramas de cúrcuma seca
- 1 frasco âmbar ou escuro com conta gotas
Misture o álcool e o rizoma triturado numa garrafa âmbar e deixe macerar por 2 a 4 semanas, mexendo todos os dias.
Em seguida basta filtrar e passar para frascos menores tipo conta-gotas.
Tome 50 a 100 gotas por dia diluídas em água. ( entre 2,5ml e 5 ml de tintura de cúrcuma)
A validade é de até 2 anos e é contraindicada para crianças, gestantes, lactantes e dependentes de álcool.
Como plantar cúrcuma em vasos de apartamento
Em breve.
Referências
- Therapeutic effects of turmeric in several diseases: An overview | https://doi.org/10.1016/j.cbi.2019.108729
- Curcumin-free turmeric exhibits anti-inflammatory and anticancer activities: Identification of novel components of turmeric | https://doi.org/10.1002/mnfr.201200838
Veja também uma postagem sobre o óleo essencial de hortelã pimenta na massagem
Clique na imagem abaixo e veja o post!
Pingback: Para que servem os antioxidantes? - Nutricionista em Recife
Pingback: Golden milk: Recita super fácil e rápida de fazer - Nutricionista em Recife