Fale pelo Whatsapp

Pontos marmas na massagem Ayurvédica

Os pontos Marmas são 107 regiões vitais espalhados pelo corpo e cada um deles surge a partir da união de 5 tecidos dos 7 (sapta datus) reconhecidos pela medicina Ayurvédica.

Nos pontos marmas também se acumula a força vital (prana) segundo a tradição védica. De forma que se estes pontos forem gravemente feridos pode ocasionar perda de vitalidade seguida de morte.

Tanto que a tradução de marma é ponto secreto ou escondido e alguns entendem como ponto vital ou ponto letal. Uma vez que quando lesionados podem ocasionar perda de energia vital e morte gradual do indivíduo.

Os tecidos dos marmas

  • Mansa – Tecido muscular;
  • Sira – Veias, artérias e nervos;
  • Snayu – ligamentos, tendões e fáscia;
  • Asthi – Ossos;
  • Sandhi – Articulações.

Marmaterapia, a terapia dos pontos marmas

Trata-se da manipulação terapêutica dos pontos marmas com a acupressão e outras técnicas terapêuticas. Os pontos marmas podem ser estimulados ou aliviados refletindo em partes distintas do corpo como órgãos internos.

pontos marmas

Assim como podem refletir reações comportamentais e emocionais. Pois todos os pontos marmas estão conectados aos chakras principais por canais denominados nadis. Recentemente fiz uma postagem sobre chakras e falei sobre como eles definem nossa postura diante da vida.

Os nadis – canais de bioenergia que penetram no corpo desde a sola dos pés até o topo da cabeça – neles está o prana, o sopro da vida

BKS Iyengar

Resumidamente a marmaterapia é Método de acupressão dos pontos marmas descrita pelo mestre Sushruta e consiste no conhecimento da posição, funções, tipos e tamanhos dos 107 marmas do corpo.

pontos marmas

Bem como as formas ideias de tratamento para cada patologia. Parte deste conhecimento foi levada para países vizinhos e demais influenciadas pelo budismo, como a Tailândia, onde hoje faz parte da medicina tradicional Tailandesa.

Então os marmas são verdadeiros portais para o interior e fazem parte da nossa anatomia sutil.

Justamente por conta disso a manipulação exige muita atenção, cuidado e respeito. Pois regiões sensíveis e a dor pode ser grande em alguns casos. Esta acupressão é mais efetiva quando feita com óleo de gergelim aquecido, preferencialmente.

A marmaterapia também pode ser auto aplicada e muitas vezes sentimos a necessidade de manipular estes pontos intuitivamente.

pontos marmas

Recentemente atendi uma paciente que prestou atenção nos pontos e relatou que ela mesma fazia tais acupressões para se acalmar e alivia tensões.

Isso trata-se de uma sensibilidade terapêutica pessoal que deve ser estimulada, pois sem nunca ter lido nada sobre o assunto ela fazia exatamente como tem que ser.

É possível que a marmaterapia seja feita com terapias como a Abhyanga ou a Yoga Massagem Ayurvédica tendo resultados satisfatórios.

Mesmo numa massagem relaxante é possível realizar acupressões leves com pulsação ou movimentos circulares.

Classificação dos pontos marmas

Cada marma é comporto predominantemente por 1 elemento entros os 5 tecidos, sendo chamandos pelo nome deste tecido seguido na palavra marma.

Por exemplo, o Talahridaya é um marma localizado no meio da palma da mão e tem um efeito de normalização da pressão arterial.

O efeito sobre a pressão arterial é reconhecidamente uma consequência natural do relaxamento ocasionado pela massoterapia. Como descrito aqui.

Ou seja, se você sofre de queda de pressão ou pressão alta, pode fazer uso da acupressão deste ponto que se manifesta nas palmas das mãos e na sola dos pés.

Esta região possui os 5 tecidos formadores do marma, mas o tecido predominante é o muscular. Portanto o Talahridaya é conseiderado um mansa marma.

Do mesmo modo o Hridaya, ou coração é um marma predominantemente composto por Sira (vasos e nervos), portanto é um sira marma. Afinal, o coração embora seja musculo, tem 4 cavidades que movimentam uma grande quantidade de sangue o tempo todo.

Este marma tem uma ligação direta com o quarto chakra e reflete no timo e pulmões, controlando a imunidade e também reflete emoções. Assim como influencia na circulação e pressão arterial.

Como exemplo trago os 11 Mansa marmas. Observe que o mesmo marma pode se refletir em outros pontos marmas do corpo. Como exemplo temos o nosso já conhecido Talahridaya marma, que é um mansa marma que se manifesta no centro das mãos e dos pés. Este marma também é um importante ponto de acupressão para a Reflexologia Podal Tailandesa.

  • Talahridaya – 4 meio das mãos e pés;
  • Indrabasti – 4 cento do antebraço e entre os gastrocnêmios (perna);
  • Guda – 1 localizado na região do ânus;
  • Sranarohita – 2 – entre a clavícula e o mamilo.

Os demais são classificados como 41 Sira marmas, 27 Snayu marmas, 8 asthi marmas, 20 Sandhi marmas, totalizando 107 pontos marmas.

Em breve vou colocar diagramas com a posição e função de cada ponto marma para cada região do corpo.

Acompanhem também no Instagram!

Sempre que hpuver nova postagem vou anunciar por lá, assim você não perde nada!

5/5 - (6 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima