Fale pelo Whatsapp
efeitos da massagem no corpo massagem recife

Os 7 efeitos da massagem no corpo

Ao dar movimento, calor e pressão o corpo age para manter sua homeostase. Nesta reposta fisiológica natural está a cura e a prevenção de muitas doenças. Conheça os efeitos da massagem no organismo e aproveite!

O termo homeostase foi criado por Walter Cannon e se refere à capacidade dos sistemas biológicos manterem um equilíbrio constante independe do que ocorra fora do corpo.

O exemplo clássico de homeostase é a sudorese, pois ao executar um exercício intenso você fica ofegante, acelera os batimentos cardíacos e passar a suar. A respiração acelerada acontece para suprir a demanda de oxigênio, enquanto o suor ajuda a resfriar os tecidos.

efeitos da massagem no corpo massagem recife

A massagem surge para quebrar um pouco desta homeostase sem esforço do paciente. Oferecemos ao corpo do paciente pressão, calor e movimento para que ele se cure com seus próprios recursos.

Ai entram os principais efeitos positivos da massagem…

1. Circulação: efeitos da massagem

O primeiros benefícios são observados na circulação sanguínea. Pois sem qualquer esforço do paciente, grandes volumes de humor corporal (sangue e linfa) são movimentados pela pressão, alongamentos e respiração.

Este movimento sanguíneo provoca relaxamento exige menos do coração. Os tecidos ficam mais irrigados, recebendo mais oxigênio e eliminando o gás carbônico e outros metabólitos celulares.

Apenas isso já é suficiente para provocar um relaxamento natural e profundo sem uso de nenhum tipo de medicamento. Esta analgesia ou sedação natural é curativa e possibilita a entrada em estado meditativo.

Muitas vezes os pacientes falam que me ouvem falar, como se eu estivesse distante, no outro lado da sala. Quando na verdade estou bem perto na realização de alongamentos ou no trabalho manual. Este é um claro sinal de relaxamento.

O aquecimento promovido por rochas quentes e pela fricção das mãos do terapeuta provocam hiperemia e uma ação homeostática para diminuição da temperatura periférica. Mais circulação, mais limpeza e oxigenação.

Veja as postagens na categoria massoterapia

2. Efeitos da massagem na Imunidade

Ao mesmo tempo que isto ocorre, o sistema linfático é estimulado contribuindo para uma melhora da imunidade e eliminação de toxinas que se alojam nos tecidos. Mesmo horas após a massagem o corpo continua trabalhando para a manutenção de sua homeostase. Removendo aquilo que é desnecessário e assimilando aquilo que é necessário.

Além disso a imunidade é diretamente influenciada pela melhora de funções orgânicas como a digestão, circulação, sono, digestão e estado mental de bom humor e tranquilidade.

3. Psicológico

De todos os benefícios da massagem, sem dúvida o mais significativo ocorre a nível psicológico. Pois assim como ocorre com o metabolismo, ao ficarmos parados recebendo instruções simples, nosso cérebro começa a separar padrões de pensamento que são relevantes dos irrelevantes.

Com isso a tendência é o paciente se encontrar no momento presente e não pensando em acontecimentos alheios ao momento. Maioria dos pacientes não conseguem “calar as vozes da mente”, mas ao longo das sessões vão ganhando mais foco e atenção plena no momento.

Vivemos uma profusão de informações e estímulos sensoriais e isso consome energia. Não é comum ao nosso corpo e mente se desligar de todos estes sinais de uma hora para outra.

4. Melhoria da respiração

Em minhas anotações e evoluções, mais de 80% dos pacientes não respiram adequadamente. Não apresentam ganho de volume no tórax ou tem o ritmo respiratório irregular ou os dois juntos.

A espiração é muito importante para alívio da ansiedade e para a oxigenação dos tecidos, em especial o tecido nervoso. 100% dos pacientes que não respiram direito se queixam de dores musculares e tensão.

5. Efeitos da massagem na melhoria do sono

Todos os efeitos benéficos acima descritos ajudam no sono e este é essencial para a continuidade do processo de renovação do corpo.
Maior parte dos pacientes que recebem massagem aqui na clínica tem algum tipo de disfunção do sono em decorrência de ansiedade, má respiração ou dores no corpo.

efeitos da massagem no corpo massagem recife

Uma parte considerável destes pacientes fazem uso de alguma droga para ter uma noite de sono completa.

Já é mais que provado que drogas podem até te fazer dormir, mas o descanso pleno e reparador precisa se induzido e construído naturalmente. Uma das formas de realizar isso é através de sessões de massagem periódicas.

Dicas para melhorar o sono com massoterapia

Inclusive escrevi um artigo especificamente sobre este tema. Veja aqui

6. Melhoria da postura

Uma das causas mais importantes para dores no corpo é a má postura. Seja durante o trabalho, andando ou dormindo, uma boa postura é essencial para a correta função do corpo. Especialmente ao avançar da idade, quando pode haver perda muscular, diminuição da massa óssea e desgaste articular.

Segundo os mestres de Yoga, a postura influencia a mente e a mente influencia a postura

Os alongamentos de Massagem Ayurvédica e da Massagem Tailandesa ajudam a manter um correto alinhamento postural ao promover uma melhor mobilidade das articulações e flexibilidade de músculos e tendões.

7. Efeitos da massagem na nutrição

Em todas as técnicas de massoterapia oferecidas na clínica a nutrição é levada em consideração. Seja na mobilização visceral e estimulação de pontos no abdomen e nas costas, seja em pontos de reflexologia espalhados pelo corpo.

Movimentos circulares estimulam glândulas e órgãos digestivos a manterem suas funções. Pontos doloridos na barriga servem como diagnóstico ao indicar inflamações ou congestões no local examinado.

Vale lembrar que um indivíduo saudável precisa digerir, evacuar e descansar bem para ter longevidade e qualidade de vida.

Agende sua sessão de massagem Recife

Agende sua sessão de massoterapia e comece agora seu ciclo de renovação. Sunyata Massagem Recife

post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima