Como meditar na massoterapia? Uma das maiores e melhores conquistas de um massoterapeuta com seu paciente é quando ambos conseguem entrar em estado meditativo durante a seção. Isso ocorre naturalmente quando o foco do massoterapeuta e do paciente ficam voltados exclusivamente para a atividade e desenvolvem a meditação durante a massagem.
Afinal, o que é meditação?
Como meditar na massoterapia? Esta é uma pergunta bastante comum. A meditação é uma atividade que visa a manutenção do foco e abrandamento pensamentos e emoções indesejadas. Este foco pode ser direcionado para a respiração, mantra, pontos imaginários ou até objetos. No caso da massoterapia o foco pode ser na respiração, no local do toque ou nos dois.
Este direcionamento favorece uma maior clareza mental e relaxamento. Existem diversos estudos que apontam os benefícios da meditação para a saúde e para um comportamento mais hábil diante de emoções perturbadoras.
Nem precisa dizer que a meditação promove o foco bem como uma maior capacidade de aproveitar o sono. Como falamos neste artigo.
Portanto a meditação durante a massagem é tão importante para o desenvolvimento da atividade de massoterapia.
Na cultura ocidental a meditação ainda é um mistério e muitas pessoas têm dificuldade em começar. Portanto a massoterapia é um ponto de partida muito interessante para quem deseja experimentar e obter o máximo de proveito.
O que pode atrapalhar a meditação?
A primeira seção é um mundo de novidades e por mais que o paciente/praticante esteja à vontade, ainda existem barreiras naturais entre o massoterapeuta e paciente.
Uma destas barreiras está na inexistência de intimidade ou alguma reserva ao toque. Algo muito natural e compreensível e que vai diminuindo ao longo do tempo.
A meditação durante a massagem deve fluir e não ser um empecilho
Outra barreira é a aprendizagem dos movimentos, pois o paciente ainda precisa conhecer a sequência e vencer o medo de sentir dor ou desconforto. Em poucas seções o paciente não sente dúvidas e muitas vezes nem precisa de instruções.
Por fim, o receio de sentir dor ou desconforto. Alguns movimentos, fricções ou toque podem ocasionar dores e desconfortos, algo normal para qualquer pessoa. Porém estas sensações, muitas vezes, são acompanhadas de alívio imediato e uma sensação de leveza.
O importante é que nenhum sensação de dor é duradoura ou realmente insuportável.
Em breve vamos criar um artigo sobre dor e desconforto na massoterapia.
Como meditar na massoterapia
O primeiro passo é focar no presente, imaginado que o colchão/maca é tudo que existe.
Em seguida, imagine seu corpo afundando no colhão/maca e mantenha o foco em sua respiração. Esta respiração deve ser profunda e compassada, enchendo bem o abdome.
Esta respiração vai ajudar a oxigenar o cérebro e diminuir a frequência cardíaca
Simbolicamente energeticamente, respirar é soltar angústias e ansiedade que estavam presas no corpo.
Não antecipe ou fique imaginando o que o massoterapeuta está fazendo, comportamento muito comum em pessoas controladoras ou ansiosas. Deixe tudo acontecer.
Quando há meditação durante a massagem os resultados são substancialmente mais promissores.
Mentalize o que o massoterapeuta pedir para você mentalizar.
Se algum pensamento ou memória aparecer, apenas inspire e atravessasse o pensamento na expiração e continue.
Sinta os aromas do ambiente e dos óleos e relaxe.
Descanso final: Como meditar na massoterapia
No fim da seção, existe um tempo especial para relaxamento que varia de pessoa para pessoa e é suficiente para deixar as sensações fluírem com calma sem movimento. O importante é que a meditação durante a massagem e após seja eficiente para revigorar o paciente e massoterapeuta.
Este momento é uma oportunidade ideal para o paciente concluir a seção com uma breve meditação.
Se você ainda não marcou sua consulta conosco, basta entrar em contato e agendar sua seção de Massoterapia em Recife