Reflexologia Podal história e benefícios
A Reflexologia Podal Tailandesa tem raízes muito antigas, assim como todo o sistema médico traditional Tailândia. Está entre o rol de terapias que têm mais de 2000 anos de idade.
→ Veja aqui uma postagem sobre a História da Reflexologia Podal
Não se pode afirmar exatamente qual a origem da Reflexologia Podal, mas existem evidências que era praticada no Egito antigo na China. Na Tailândia ela recebe influências da China, Coréia, Japão e Índia.
Apesar de focar apenas nas pernas e nos pés, ela é uma terapia completa. Pois pela ação nos pés é possível acessar sistemas de órgãos, sentidos e até emoções. Por isso é muito requisitada e está ganhando cada vez mais adeptos.
A Reflexologia Thai reequilibra os elementos no corpo, estimula os órgãos internos e proporciona um ótimo relaxamento, portanto é muito mais que uma massagem nos pés.
Linhas Sen
Os tailandeses acreditam que o corpo é permeado por cerca de 72000 linhas de energia. Nestas linhas circula a energia vital que é responsável por sustentar a vida e o correto funcionamento do nosso corpo. A ela dá-se o nome de LOM.
A reflexologia só é possível graças a existência destas linhas terem como ponto final as nossas extremidades, como as mãos, pés, orelhas e cabeça.
Assim como na Thai massagem, a Reflexologia podal Tailandesa também trabalha estas linhas de energia como forma primordial de aplicação da terapia.
Por isso os nossos pés são como mapas de pontos e áreas que tem propriedade sobre partes distante do nosso corpo.
Ao final deste artigo coloro o mapa resumido para download.
Benefícios da reflexologia podal tailandesa
Veja abaixo a lista de benefícios que podem te ajudar a escolher esta terapia como caminho de cura:
- Estimula os órgãos internos;
- Estimula a circulação sanguínea e linfática;
- Diminui inchaços e edemas locais;
- Estimula o sistema imunológico;
- Estimula o estômago, intestino, fígado e pâncreas melhorando a digestão;
- Alívio de cansaço e fadiga nos pés;
- Alívio de cansaço e fadiga mental;
- Melhora o sono;
- Melhora a capacidade de concentração;
- Alivia sintomas de ansiedade e depressão.
Contraindicações da reflexologia Thai
- Pressão alta não controlada;
- Gravidez (especialmente até o terceiro mês de gestação);
- Primeiro e segundo dia de menstruação;
- Gripe ou febre alta;
- Lesões graves nos pés.
Combinação de tratamentos
É possível usar a Reflexologia Podal Tailandesa em combinação com outras terapias, como o escalda pés, Aromaterapia, Pedras Quentes, entre outras terapias. Assim como ela pode ser empregada no termino ou durante massoterapias como a massagem Tailandesa e Relaxante, por exemplo.
Anamnese para reflexologia podal
A terapia da reflexologia podal pode durar entre 30 e 45 minutos. Por isso a anamnese precisa ser rápida e objetiva. Com ela é possível coletar 1 ou 2 questões de saúde principais do paciente a serem resolvidas ou atenuadas durante a sessão.
→ Veja aqui uma postagem sobre Anatomia do pé para a reflexologia podal
Em seguida se inicia o procedimento com foco total nestas questões, mas sem se esquecer de aquecer bem as pernas e os pés. Clique na imagem abaixo para baixar o documento.
Veja aqui o link para a anamnese
Mapa dos pés e pontos para Reflexologia podal Tailandesa
Veja aqui em breve o mapa exclusivo do Curso de Reflexologia Podal.
Bastão de reflexologia
O bastão de reflexologia tailandesa original é feito com madeira densa e possui um tamanho e calibre maior que os bastões convencionais usados na medicina tradicional chinesa. Ele tem um formato peculiar com 2 grupos nós e um tamanho que varia entre os 13 a 20 centímetros de comprimento.
Este tamanho maior se deve ao estilo de reflexologia tailandês, que prioriza mais áreas ao invés de pontos específicos.
Aqui na clínica eu vendo os bastões. Então se quiser é só falar!
Curso de reflexologia podal
Sem dúvida o melhor curso para se iniciar na arte da massoterapia é o de Reflexologia Podal. Pois o curso tem um baixo investimento, assim como você não precisa aprender manobras super difíceis e com todo o corpo.
No entanto é possível experimentar uma nova habilidade profissional para começar a vivenciar a vida de terapeuta.
Para quem já execre a massoterapia, a reflexologia podal vai ser mais uma ferramenta poderosa. Além disso, é um verdadeiro aprofundamento na anatomia função dos pés.