Fale pelo Whatsapp
Massagem para dor de cabeça cefaléia

Massagem para dor de cabeça (cefaléia)

Olá! Nesta postagem eu vou mostrar para você como a massagem para dor de cabeça pode te ajudar a curar a cefaleia. Além disso, vou te mostrar quais são os principais tipos de dor de cabeça e suas causas.

Massagem para dor de cabeça cefaléia

Se você sofre com dores de cabeça e busca respostas para esta questão, veio ao lugar certo! Então vamos lá?

curso de reflexologia podal recife

Massagem para dor de cabeça (cefaléia)

Cerca de 80% das dores de cabeça se originam de tensão muscular. Músculos com o trapézio, elevador da escápula, masseter, têmporas, esternocleidomaistódeo e romboide podem pressionar nervos que ao serem pressionados provocam a dor de cabeça.

Tais tensões estão diretamente relacionadas à postura inadequada, falta de água no corpo, sinusite, rinite, má alimentação, privação do sono ou tensão psicológica e estresse. Ou seja, fatores ambientais, nutricionais e comportamentais são os principais geradores da cefaleia.

Os outros 20% ficam a cargo de problema neurológicos, problemas hormonais, deficiências nutricionais, intoxicações e problemas digestivos.

Ou seja, a massoterapia deve ser considerada o padrão outro de tratamento de cefaleia, uma vez que além de ajudar na tensão muscular, também melhora a circulação e não apresenta efeito colateral.

1 em cada 20 pessoas sofre com dor de cabeça primária tensional.

OMS

Vários medicamentos comumente usados para atenuar e combater a dor de cabeça possuem efeitos colaterais, além de sobrecarregar fígado, rins e aparelho circulatório.

curso de reflexologia podal recife
músculo levantador da escápula
Músculo levantador da escápula

Portanto considero a massoterapia a melhor alternativa para um tratamento eficaz e de resultado duradouro.

A dor de cabeça de tensão é mais comum em mulheres do que em homens.

OMS

Muitas dores de cabeça também estão associadas ao estilo de vida atual, no qual as pausas para o relaxamento e meditação são praticamente inexistentes. Sempre com afazeres associados à presença digital e uso de aparelhos eletrônicos de forma massiva. Veja um artigo sobre meditação na massoterapia.

pontos gatilhos
Pontos gatilhos de cefaléia tensional

Para estes casos, a massoterapia surge como uma oportunidade de abrir este espaço de descanso e relaxamento.

A respiração também é um foco importante, pois a tensão na musculatura respiratória e má qualidade da respiração priva o nosso sistema nervoso de oxigenação adequada, ocasionando perda de memória, criatividade e as temidas cefaleias.

Qual é melhor massagem para dor de cabeça (cefaleia tensional)?

Entre as técnicas que pratico aqui na clínica, eu indico tanto a Thai Massagem e a Massagem Ayurvédica ou Yoga Massagem Ayurvédica como tratamento para a cefaleia tensional.

No entanto, a massagem tailandesa tradicional é a que oferece protocolos específicos e manobras específicas para atenuar sintomas de cefaleia tensional.

curso de reflexologia podal recife

Outras técnicas como a Reflexologia Podal, Massagem geotermal com uso de pedras frias na cabeça e Massagem relaxante também ajudam, mas não possuem protocolos específicos para dor de cabeça e seu tratamento.

O fato é que uma sessão de 30 minutos de massoterapia pode apresentar alívio imediato da dor de cabeça sem os efeitos colaterais dos medicamentos comumente usados.

Como a Thai massagem pode ajudar a curar a dores de cabeça?

Tudo começa uma boa anamnese, na qual procuramos saber onde dói na cabeça, que hora do dia e há quanto tempo esta dor se manifesta. Estas são as perguntas que você deve saber responder antes de ir ao massoterapeuta.

A Thai massagem oferece diversas ferramentas terapêuticas com manobras de acupressão, amassamento, precursão, alongamentos e trações.

Massagem para dor de cabeça cefaléia

Além destes, a medicina Tailandesa também nos disponibiliza remédios naturais como bálsamos e emplastos preparados a parir de ervas.

Tais emplastos e bálsamos possuem o objetivo de diminuir a dor e resfriar os tecidos após o trabalho manual.

Tudo feito com ingredientes naturais como cravo, cúrcuma, gengibre, plai (gengibre de cassumunar) e óleos essenciais como o de hortelã pimenta, entre outros.

Aliás, a cúrcuma é um excelente ingrediente para ser consumido diariamente para combater a cefaleia, veja aqui um artigo que preparamos sobre como consumir a cúrcuma.

curso de reflexologia podal recife

Técnicas adicionais

A Aromaterapia também é uma forma bem interessante de aliviar tensões e atenuar os sintoma de dor na cabeça e pode ser usada em combinação com técnicas de massoterapia. Que saber mais? Veja este artigo que preparamos sobre Aromaterapia.

Assim como o Reiki, que é uma terapia energética na qual são trabalhados os chakras e meditação com imposição de mãos.

O que é dor de cabeça?

A dor de cabeça é um sintoma que pode ocorrer em qualquer região da cabeça em áreas ou irradiando de um ponto a outro. Esta dor pode se manifestar de forma latejante ou contínua.

A cefaleia e pode durar por alguns minutos ou durante vários dias, a depender da gravidade.

Ademais é uma das condições de dor mais frequentes e pode avançar de quadros esporádicos para uma dor crônica caso não seja tratada.

Entre as principais causas da dor de cabeça estão:

  • Ma postura e tensão muscular;
  • Má respiração;
  • Sono de má qualidade ou privação de sono;
  • Mudanças no estilo de vida;
  • Estresse e Tensão psicológica;
  • Calor ou frio em excesso;
  • Má nutrição, falta de líquidos ou Jejum prolongado;
  • Esforço físico exagerado;
  • Odores fortes;
  • Intoxicação.

Quais são os tipos de dor de cabeça

Existem mais de 200 tipos de dores de cabeça e a maior parte deles não está associada a uma doença grave. Porém algumas podem revelar condições de risco no futuro.

As cefaleias pode ser classificadas segundo suas principais causas e posição na cabeça. Entre elas a tensão, a sinusite, a enxaqueca e a cefaleia.

Tensão: Ima pressão que corre em volta da cabeça, como um capacete ou chapéu apertado.
Sinusite: Uma dor na fronte, atrás do osso temporal.
Enxaqueca: Dor que acomete um dos hemisférios da cabeça (de um lados apenas)
Cefaleia: Dor de cabeça que ocorre dentro, em volta ou atrás de um dos olhos.

Quantas sessões de massagem preciso fazer?

efeitos da massagem no corpo massagem recife

Esta é uma das perguntas que eu mais recebo. Não há resposta definida, no entanto posso inferir que quanto mais antigo for seu problema, mais tempo de tratamento será necessário.

Se você sente dor de cabeça diariamente há 2 anos, certamente vai precisar mudar alguns alguns comportamentos e hábitos. Seja removendo hábitos indesejáveis ou adicionando hábitos desejáveis.

Considere criar o hábito de praticar massoterapia e veja os resultados.

Na média, 10 sessões são suficientes para diminuir muito a ansiedade e tensões musculares que provocam a cefaleia.

Mas há casos que apenas 3 sessões já geram o resultado esperado. Certamente vai haver uma melhora notável.

Conclusão: Massagem para dor de cabeça em Recife

Como vimos, a massoterapia é a melhor opção para atenuar este sintoma. Como vimos antes, além de aliviar tensão muscular, ajuda na circulação, mobilidade e respiração.

5/5 - (7 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima